3
respostas

Time-Box Sprint

Gostaria de saber se o tempo da Sprint sempre será algo variável e incerto, já que a construção da mesma se baseia no tamanho do projeto e com quem estou trabalhando. Essa não pradonização é algo que pode prejudicar no desenvolvimento do time e consequentemente na sua entrega??

3 respostas

Olá Sthefany.

Tudo bom?

No meu entendimento o timebox da Sprint não é algo invariável e incerto. O time define o seu timebox, e caso seja necessário, pode expandi-lo ou diminui-lo, mas manterá uma rotina com essa definição de tempo. Mas é um timebox fixo.

Na minha equipe, trabalhamos com uma Sprint que dura duas semanas, por exemplo. Em outro lugar, pode-se ter uma equipe que tenha uma Sprint de um mês.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos à disposição.

Bons estudos e abraços =)

Sthephany ,

 como a Daniela citou a  Sprint não possui um tempo varável, é definido no início do projeto entre a equipe, com a concordância de todos. Mas, como só disse Sprint eu fiquei em dúvida com a sua dúvida, de qual Sprint está se referindo ? Já que temos a Sprint, a sprint planning, a sprint backlog e a daily sprint. Sim, cada uma das sprints possuem uma fração de tempo da Sprint que no Scrum Guide terá isso bem definido, tratando-se do Scrum tradicional , entre no site Scrum.org encontrará o Scrum tradicional , o que sai desse Guide são variações do Scrum tradicional . Eu sigo o tradicional até entender, ou achar que entendi ( rs ) . A seguir, fiz os outros módulos com mais clareza do que era o Scrum tradicional ou se eram variações possíveis acordadas pelo grupo, *mas que estão presentes em outros Guides*, não saiu da cabeça da Daniela...rsrs. 
  Qual das Sprints  está se referindo? Acho que precisa definir para poder ter uma resposta mais adequada a sua dúvida. Não sei se a entendi bem, mas veja no site Scrum.org as definições tradicionais de tempo e do objetivo de cada tempo até atingir o objetivo final que é aumentar o valor do produto no menor tempo possível. Acredito que a Daniela terá maior elementos para responder a sua questão.
  Um abraço,
  Érica

O tempo pode variar mesmo. Se isso for de alguma forma prejudicial para a equipe (as vezes a equipe gosta de ter prazos iguais para entregas), os integrantes (Scrum master, P.O. e desenvolvedores) podem fixar uma prazo fixo para as sprints. O scrum é uma metodologia flexível, cabendo à equipe a melhor forma para utilizar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software