2
respostas

Time Box do encontro para definir o Contrato do Time

Oi pessoal, existe alguma “boa prática” de quanto tempo deve durar um encontro para a criação inicial de um Contrato do Time? Porque as atualizações entendi que poderão surgir no encontro de Retrospectiva.

2 respostas

Olá Alessandra.

Tudo bom?

Não tenho ciência de um timebox para a criação inicial do contrato de time. A segunda parte da sua pergunta não ficou clara para mim. Há uma parte da aula que a instrutora diz:

Com o tempo, conforme ocorram as retrospectivas desse Contrato, teremos a oportunidade de observar se tem sido possível refinar esses comportamentos a ponto de alguma regra se tornar obsoleta. Por exemplo, chega-se à conclusão de que realmente as pessoas são honestas. Será interessante acompanhar essa evolução conjunta de uma equipe de trabalho.

É a isso que você se refere?

Penso que essas atualizações são normais de ocorrer tanto devido o amadurecimento do time quanto a experiência do mesmo. E a retrospectiva é o espaço para fazer o balanço do que deu certo ou errado durante a Sprint.

Eu recomendo a leitura desse texto em inglês (o termo é contrato social, significa também contrato de time):

Qualquer coisa, é só habilitar a tradução da página como segue nessa explicação. Espero que isso possa te ajudar.

Bons estudos.

Oi Daniela,

Grata por responder.

Então, a minha dúvida é em relação a um tempo que seria legal para elaborar a primeira versão de um Contrato Social ( Contrato do Time) porque no curso a Carolina menciona que o facilitador deve abrir espaço, em alguns momentos, para discutir e ”votar” nas propostas para o Contrato, mas que não devem ser muito extensos... Então, como nunca participei de um encontro para elaboração de contrato de time na prática, queria ter uma ideia de quanto tempo em média esse encontro dura, ou se isso deve ser combinado com o próprio Time antes de começar, dentro da proposta de Times Ágeis, auto-organizados e auto gerenciáveis do Scrum.

A segunda parte, em relação às atualizações do Contrato, foi apenas um comentário mesmo de acordo com o que a Carolina mencionou - de que a atualização do contrato, sempre que necessário, é feito no processo de melhoria contínua que acontece no evento de Retropestiva (Scrum), então não tem um encontro separado para isso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software