Pode me explicar para que serve o throw mesmo?? eu esqueci qual é a necessidade da instância dele.
Pode me explicar para que serve o throw mesmo?? eu esqueci qual é a necessidade da instância dele.
Olá Luca, tudo bem?
O comando "throw" em Java é utilizado para lançar uma exceção. Ele é usado quando queremos indicar que ocorreu algum erro ou situação inesperada no nosso código.
throw new MinhaExcecao("Ocorreu um erro específico.");
Nesse exemplo, MinhaExcecao é uma classe de exceção personalizada que estende a classe Exception ou alguma de suas subclasses. Através do throw, estamos lançando uma instância dessa exceção, indicando que algo deu errado no código.
Por exemplo, se você está desenvolvendo um programa de cadastro de usuários e, ao receber um nome vazio, você pode lançar uma exceção utilizando o "throw". Isso irá interromper a execução do código e informar que houve um problema.
A necessidade de utilizar o "throw" está relacionada à garantia da integridade do nosso programa. Ao lançar uma exceção, podemos tratar erros de forma mais específica e tomar ações adequadas para cada situação.
Espero ter ajudado a esclarecer o uso do "throw" em Java. Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar! Bons estudos!