0
respostas

Throughput Optimized HDD (ST1) é mais barato que o SSD Provisionado

Olá! Estou com uma dúvida referente a questão 53 do simulado, durante a explicação do Ricardo Merces foi abordado que o SSD Provisionado IOPS é mais barato ainda que o HDD com Throughtput otimizado. Entretanto analisando a documentação da AWS entendo que a resposta cabe recurso.

Veja bem, o enunciado informa que a aplicação é usada de forma infrequente com pequenos picos na carga de trabalho em alguns turnos do dia, com estas informações posso aferir que é uma máquina relativamente pequena em termo de Tipo de instância. Comparando as alternativas com a documentação é plausível concluir que "Throughput Optimized HDD (ST1)" é mais barato que o "SSD com IOPS provisionadas". Na tabela de preços há uma ressalva ainda para o SSD com IOPS provisionado (), onde é possível que este recurso se torne mais barato que o ST1, porém para tal é preciso que a EC2 seja da família R5b e só está disponível em algumas regiões, além disso esta família são para EC2 mais robustas, sendo assim inadequada para o cenário o qual a questão aborda.

Abaixo mando um print da tabela e o link da documentação a seguir, Volumes EBS Pricing

Volumes do Amazon EBS - Tipo de Volume x Preço

Não estou certo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software