Eu não entendi tão bem o THIS, poderia explicar melhor ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu não entendi tão bem o THIS, poderia explicar melhor ?
Olá, Abel!
A palavra reservada this faz referência ao próprio objeto que está chamando o método. Essa palavra é muito usada dentro dos métodos definidos nas classes, pois cada instância de objeto é independente, e portanto, o this nos permite fazer essa referência individual, a cada chamada do método.
Vou te dar um exemplo. Vamos supor que que temos uma classe chamada pessoa, e que estamos criando um método para mudar o nome de um objeto desta classe:
public class Pessoa {
public String nome;
public void mudaNome(String novoNome) {
this.nome = novoNome;
}
}A instrução this.nome acessa o atributo nome do objeto que está chamando essa função, e logo em seguida, atribuímos um novo valor a esse atributo com a instrução = novoNome. Com isso, conseguimos definir apenas um método genérico e fazer uso dele em qualquer objeto da classe pessoa.
Se eu tiver 2 objetos e utilizar esse método, os nomes serão trocados individualmente, pois o this faz referência a cada objeto no momento da chamada do método.
Pessoa p1 = new Pessoa();
Pessoa p2 = new Pessoa();
p1.mudaNome("João"); //O atributo nome de p1 passará a ser "João"
p2.mudaNome("Ana"); //O atributo nome de p2 passará a ser "Ana"Espero ter ajudado!
Continue firme em seus estudos!