1
resposta

"the python mysqldb module is required

Boa noite

Meu ambiente é rodado no windows, então tenho uma marquina virtualizada linux ubuntu 20.04 rodando o ansible, e outra maquina ubuntu 20.04 sendo o alvo do meu hosts.

Estou tendo um problema na hora de conectar o ansible no Mysql meu playbook atual está assim .


  • hosts: all tasks:

    • name: (instalar varios pacotes) apt:

        name: "{{ item }}"
        state: latest

      become: yes with_items:

        - php7.4
        - apache2
        - stress-ng
        - wordpress
        - libapache2-mod-php7.4
        - php7.4-gd
        - mysql-server-8.0
    • name: 'cria banco' mysql_db:

        name: wordpress_db
        login_user: root
        state: present

O erro que retorna após tentar executar este playbook. PLAY ***

TASK [setup] *** ok: [192.168.0.50]

TASK [(instalar varios pacotes)] *** ok: [192.168.0.50] => (item=[u'php7.4', u'apache2', u'stress-ng', u'wordpress', u'libapache2-mod-php7.4', u'php7.4-gd', u'mysql-server-8.0'])

TASK [cria banco] ** fatal: [192.168.0.50]: FAILED! => {"changed": false, "failed": true, "msg": "the python mysqldb module is required"}

PLAY RECAP * 192.168.0.50 : ok=2 changed=0 unreachable=0 failed=1

Na maquina a onde estou tentando executar fiz a instalação do python3 instalei Mysql Connector MysqlClient

quando tento instalar o mysqldb utilizando o pip3 ele da erro, então eu não consigo instalar essa "dependencia", procurei o que fazer mas não achei nada que realmente resolvesse meu problema. vcs tem alguma dica ?

1 resposta

Olá, Daniel. Tudo bem?

Como foi o processo que você seguiu para tentar instalar com o pip?

Pesquisei aqui nos repositórios do Ubuntu 20.04 e achei esse pacote python3-mysqldb. Tenta incluir ele na lista de pacotes instalados pelo apt e vê se dá certo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software