Quando eu coloco para alinhar ao grid o meu texto pula uma linha, o que acontece??
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando eu coloco para alinhar ao grid o meu texto pula uma linha, o que acontece??
Olá Bom dia ^^
A baseline Grid é uma linha base para escrita que vem com valores automáticos da ferramenta InDesign, por padrão ela tem um espaçamento entre linhas (leading) de 12 pontos.
Já a fonte que você esta usando também tem o seu espaçamento entre linhas padrão (leading) que você acha na janela caractere.
O que esta acontecendo é, a sua baseline grid possui um espaçamento entre linhas de 12 pt, a sua fonte possui um espaçamento entre linhas maior do que 12 pt, provavelmente 14,4, e por isso quando você alinha o seu texto ao baseline grid o software faz este pulo de uma linha para não sobrepor linhas de texto.
Você pode fazer Tres coisas:
1º -> A solução mais viável é organizar a sua baseline -> Vá no menu EDIT - PREFERENCIAS - GRID e mude o valor de "incrementar a cada" de 12pt para a quantidade de pontos que a sua fonte possui no leading, provavelmente 15pt. assim a baselinegrid vai seguir a distancia correta que o texto possui e vai ficar alinhado de forma adequada =D
2º -> A não indicada, mas depende do projeto gráfico -> Vai na janela caractere e altere o valor do leading da sua fonte para um valor de 12pt ou menor, ele deve estar como automático, não é a melhor escolha por que a fonte foi criada pensada neste espaçamaneto, você esta mudando a harmonia da fonte
3º -> Outra solução é usar uma baselinegrid custom para esta caixa de texto, e não para o documento como um todo. Basta você selecionar o texto, apertar o botão direito e ir em TextFrame Option (CTRL + B) e dentro das configurações deste bloco de texto você tem uma área escrita, "baseline grid" ali você pode pedir para o InDesign usar uma baselinegrid única apenas para esta caixa de texto selecionada, em vez da de documento inteiro que você esta usando.
É bastante informação hehe, mas espero que ajude. Qualquer coisa pergunte aqui novamente.
Um abraço e bons estudos