Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Testo e não troca de cor

Alguém poderia me ajudar a achar o erro, pois quando coloco apenas aparecem círculos azuis:

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    cores = ["blue", "white", "black"];

    var clique = tela.oncontextmenu
    var clique = true //se já foi clicado o mouse esquerdo

    if(clique == false) {

        cor = 'blue'

    } else {

        var n = 1; //posição da cor

            function mudaCor() {

                cor = cores[n];
                alert('Funcionou!');
                return false;
                vezes++;

            }

        tela.oncontextmenu = mudaCor;

    }



</script>
1 resposta
solução!

Gabriel,

tem erros de lógica (o que pensou) e de implementação (o que faz aquilo que pensou), por isto não funciona:

Veja a solução do professor, ou esta abaixo. Leia e procure entender o que cada função e instrução faz, para entender a lógica.

Bons estudos.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ["blue", "white", "black"];
    var n = 0;


    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[n];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
        //console.log(x + ',' + y);
    }    


    function mudaCor() {

        n++;
        if(n >= cores.length) {
            n = 0;
        }
        return false;
    }


    tela.onclick = desenhaCirculo;
    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>