Olá, Gilberto!
Entendo sua dúvida sobre a aplicação prática da notação "[Theory]" em testes de software. Essa opção é muito útil quando precisamos testar um método com diferentes entradas, mas que possuem a mesma lógica de processamento.
Por exemplo, imagine que temos um método que realiza a soma de dois números inteiros. Podemos utilizar a notação "[Theory]" para testar esse método com diferentes pares de números, sem precisar criar um teste para cada caso. Veja o exemplo de código abaixo:
[Theory]
[InlineData(1, 2)]
[InlineData(10, 20)]
[InlineData(-5, 5)]
public void TesteSoma(int a, int b)
{
// Arrange
int resultadoEsperado = a + b;
// Act
int resultadoObtido = MinhaClasse.Soma(a, b);
// Assert
Assert.Equal(resultadoEsperado, resultadoObtido);
}
Nesse exemplo, utilizamos a notação "[Theory]" para indicar que estamos testando uma teoria, ou seja, uma hipótese que deve ser validada. Em seguida, utilizamos a notação "[InlineData]" para indicar os diferentes pares de números que serão utilizados nos testes.
Dessa forma, podemos testar o método "Soma" com diferentes entradas, sem precisar criar um teste para cada caso. Além disso, o relacionamento entre as entradas e o método testado fica claro, pois estamos testando a soma de dois números inteiros em todas as situações.
Espero ter ajudado e bons estudos.
Ps: Estamos em processo de atualização constante dos conetúdos e criação de novos.