Se você implementa um teste que faz uma requisição para um controller que aceita um post em /xpto, teoricamente -do meu ponto de vista- estou fazendo as duas coisas, pois estou testando a regra de aceitar essa requisição e retornar algo (se for REST retorna um json), e se ele testa a regra do controller quer dizer que ele também precisa ir no banco de dados salvar a informação e retonar além do status, um objeto que já tem até um ID agora.
Tá certo esse pensamento? Eu deveria separar esse trabalho entre testar a requisição e mockar o banco pra depois testar a integração separado?
eu comitei alguns testes no repositorio relacionado ao desafio de back end da alura e gostaria de uma opnião sobre o que estou fazendo de errado e o que eu deveria fazer pra ficar melhor. Eles estão bem parecidos já que o teste não só trata as requisições como também as validações de atributos que chegam no DTO, e é daqui que surgiu a dúvida, pois parece que eu tô testando a requisição, a validação e de brinde verificar se tá voltando do banco com a informação correta e, embora seja legal ver os testes passando, fica parecendo que eu tô testando errado.
Obrigado e tmj