1
resposta

Testes em algoritmo complexo de cálculo

Digamos que tenha desenvolvido para um cliente um algoritmo complexo de cálculo composto de diversas classes e métodos, afim de elucidar/organizar o algoritmo fui desenvolvendo o cálculo por partes e já fazendo testes unitários.

Ocorre que muitos métodos deste algoritmo são privados, ou seja, eles compõem outros métodos públicos que forma a interface do algoritmo. Como testei estes métodos precisei alterar a visibilidade deles para público, o que está errado ao meu ver.

Como tratar estas situações? Pois pelo que sei métodos privados não devem ser testados, somente as interfaces públicas, porém neste caso os testes unitários foram de grande importância pra eu resolver o algoritmo por partes.

1 resposta

Oi Kauan

Geralmente um método privado é chamado através de algum outro método público, onde é feito o teste unitário.

Tem algumas libs (exemplo: PowerMock) que permitem invocar métodos privados utilizando reflection.

https://automationrhapsody.com/call-private-method-powermock/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software