Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Testes de integração

Fala Mestre, beleza?

Até o momento presente do curso testamos apenas o nosso DAO e foi falado bastante sobre banco de dados. Quais outros tipos de teste de integração poderia ser feito nesse nosso sistema? Temos a classe Encerrador que depende de um DAO e de um EnviadorEmail, caso não utilizássemos mocks para as depêndencias seria um teste de integração? Caso a resposta seja verdadeira, em um cenário real eu deveria realizar esse teste de integração (da classe Encerrador) também ou já que eu tenho um teste de unidade para ele eu possa avaliar se quero ou não fazer um teste de integração também?

1 resposta
solução!

Ótima pergunta, Diego.

Existem múltiplas definições do que chamam de teste de integração. As mais comuns:

  • Testes que envolvem mais do que uma unidade
  • Testes que saem do código e se comunicam com serviços externos

Independente da definição, existem casos em que vale a pena fazer o teste de integração e casos onde ele não vai agregar muito valor. Aí cabe a análise individual de cada caso.

Testes de API, por exemplo, também são testes de integração. Inclusive tem vídeos aqui na Alura+ mostrando como usar o Postman pra isso e no curso 3 de Symfony a gente também testa a API. :-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software