2
respostas

Teste de Wilcoxon

Boa tarde Rodrigo, tudo bem?

Fiquei com uma duvida quanto à necessidade de realizar o teste de Wilcoxon. Não esta claro pra mim o porquê de fazermos Wilcoxon e não um intervalo de confiança com a variavel diferença, ou ainda um teste de hipotese considerando H0: diferença = 0.

Obrigado

2 respostas

Alguém?

Olá Ricardo, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Quando a distribuição dos dados amostrais não é uma normal ou então eu não tenho elementos suficientes para afirmar que seja, geralmente quando o tamanho da amostra é muito pequena, temos que usar testes não paramétricos.

O texte de Wilcoxon é um teste não paramétrico, assim como o teste de Qui Quadrado.

Os outros testes vistos no curso são testes paramétricos que funcionam quando o teorema central do limite é válido. Os testes não paramétricos também são chamados de testes sem distribuição, porque não pressupõem que seus dados sigam uma distribuição específica.

Existem algumas considerações a se fazer para escolha dos testes não paramétricos, vou deixar aqui um link para verificar: Escolha entre testes paramétricos e não paramétricos

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software