Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Teste de serviço

Olá Professor,

Estou aprendendo muito em suas aulas, muito bom mesmo, parabéns!

Tenho duas dúvidas:

1) Fiz a instalação do nginx, finaliza mas apresenta erro pois está com IPV6 habilitado no arquivo, neste caso tenho que ir até o arquivo, remover a linha e rodar um start novamente mas via ansible dá erro, tem como colocar isso rodar entre a instalação e ativação do serviço ou conhece alguma forma de instalar o nginx via ansible mais facilmente?

2) Estou rodando um serviço de gerenciamento de aplicação pm2 para nodejs, sempre quando rodo o ansible e a aplicação já está rodando me dá um erro que não foi possível executar novamente pois o serviço está já sendo executado, teria alguma forma de testar a aplicação e se já estiver sendo executada o ansible não executar novamente?

Fico no aguardo e mais uma vez obrigado!

2 respostas

Fala ai Cezar, de boa ?

Cara vi que sua dúvida já está aqui a mais de uma semana, será que você já conseguiu resolver ?

Se sim compartilha ai conosco sua solução

solução!

Olá Matheus,

Sim, consegui!

O erro foi meu pois quando subia uma nova máquina ficava muito tempo para instalar ou atualizar um pacote, ai desabilitava o ipv6 no grub, quando eu instalava o nginx dava erro pois não achava o ipv6 no sistema habilitado. Para corrigir deixei habilitado o IPV6 no sistema e forcei o apt a utilizar o ipv4, tudo rodou lindamente.

Minha dúvida agora é sobre o segundo ponto que coloquei, vou refazer abaixo:

Se eu tiver um serviço mas quero verificar se o mesmo está online e se não estiver subir, como faço?

Pelo que vi é tipo if, uma condicional, mas existe um paramêtro de verificação para cada serviço ou um padrão?

Obrigado