Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Teste de perda de Pacotes - Ping

Pessoal uma curiosidade, ha como eu controlar de quanto em quanto tempo eu quero interromper um teste de ping usando control break?

Por exemplo:

ping uol.com.br -t e aqui na frente eu coloco x tempo pra interromper e analisar quantas perdas de pacotes ocorreram neste intervalo de tempo?
7 respostas

Olá Julio, tudo bem?

Para interromper o teste contínuo poderá ser digitado Ctrl+C, esse comando irá interromper os testes e irá mostrar os resultados obtidos até então.

Abs

Tudo otimo Rafael e voce como vai ?

Correto, mas eu gostaria de fazer isto de forma "automatica", estou perguntando isto pois estou tendo problemas com a minha internet, ela esta dando perda de pacote a mais ou menos 30 segundos de teste.

Sendo assim encontrei uma forma de criar um .bat e registrar os dados em um txt.

mas por padrao ele manda 4 pacotes e registra o resultado.

Minha duvida é como eu faço que ele fique pingando ao longo destes 30 segundos e apos isto o .bat de um Ctrl + c automatico

Abaixo esta o arquivo .bat

@ECHO ON
:LOOPSTART
date /T >> C:\Users\Julio\Desktop\ping_Uol.txt
time /T >> C:\Users\Julio\Desktop\ping_Uol.txt
ping uol.com.br >> C:\Users\Julio\Desktop\ping_Uol.txt
date /T >> C:\Users\Julio\Desktop\ping_youtube.txt
time /T >> C:\Users\Julio\Desktop\ping_youtube.txt
ping uol.com.br >> C:\Users\Julio\Desktop\ping_youtube.txt
GOTO LOOPSTART

Olá Júlio, tudo certo também, obrigado.

Pra ser bem sincero não conheço uma forma que isso poderia ser feito com um bat. Existe uma maneira para você testar uma quantidade específica de pacotes, por exemplo, se eu quiser testar 30 pacotes ICMP, e ver se eu tive retorno dos 30, eu poderia digitar ping 192.168.83.1 -n 30

Se desejar, poderá colocar um timeout para iniciar o teste, segue exemplo de um bat:

@ECHO OFF
set IPADDRESS=[Endereço IP]
set INTERVAL= [Intervalo de espera]
:PINGINTERVAL
ping %IPADDRESS% -n [quantidade a ser testada] >>[nome do arquivo].txt
timeout %INTERVAL%

Espero que essa informação ajude!

Abs

Rafael, boa tarde!

Desculpa nao consegui fazer este exemplo que tu mostrou =/ o .bat da erro, devo estar fazendo desta seguinte forma?

@ECHO OFF
set IPADDRESS= google.com.br
set INTERVAL= 30
:PINGINTERVAL
ping %IPADDRESS% -n 6 >>[nome do arquivo].txt
timeout %INTERVAL%
solução!

Oi Julio,

Fiz um teste no Windows 10 e aqui aparentemente está funcionando, no campo [nome do arquivo] você está alterando o nome para um de sua preferência? Por exemplo, teste.txt?

Acho que isso poderá resolver.

Abs

Julio, eu não estou com nenhum Windows ligado aqui para verificar na prática, mas no Linux existe a option -i que permite justamente que você defina o intervalo entre os echo requests.

Logo, as duas opções -n quantidade de pacotes -i intervalo entre as requisições resolveria seu problema não?

A propósito, sugiro ao invés do ping por padrão o mtr (no Linux pelo o menos eu sei que existe), pois ele permite que você visualize aonde se dá essa perda de pacotes e não apenas que estão sendo permitidos em tempo real e estatisticamente.

Com isso você tem como dar um "pinpoint" entre quais enlaces (comutação de quadros layer 2) está ocorrendo a perda.

Rafael, bom dia tudo bem ?

Funcionou aqui o arquivo, muito obrigado \o/

Me ajudou bastante a sua explicacao.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software