Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Teste de fluxo com integrações com Web API

Olá pessoal, boa tarde.

Assisti recentemente o curso de teste automatizado do Flutter, e na aula "Utilizando objetos simulados" foi explicado que o teste não consegue se conectar com alguns tipos de integrações, como Web APIs, por exemplo, e no curso foi optado por fazer o uso de mocks para solucionar esse problema. Pelo que entendi isso ocorre por uma limitação da VM do Dart estou correto?

Estou passando por um problema semelhante para criar testes em um outro app, que por sua vez se comunica com outros sistemas através de APIs, e seria mais interessante no contexto do teste, que os dados apresentados fossem realmente os dados retornados pelas APIs e não dados simulados. A minha dúvida é, existe alguma configuração ou forma de fazer o teste se conectar com a Web API sem fazer o uso de mocks nesses casos?

1 resposta
solução!

Pelo que vi sim... https://medium.com/flutter-community/how-to-create-a-rest-api-client-and-its-integration-tests-in-flutter-924f71e23e0d

mas é ruim fazer testes com dados de api verdadeiras, pq pode causar erros,acerto e tals. Assim pode poluir os dados como as estatisticas por exemplo ou pior, pode gerar custos finaceiros extras .

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software