1
resposta

Teste com diferentes perfis de acesso ou que comunicam com serviços terceirizados

A maior dificuldade é testar serviços que dependem de serviços terceirizados e/ou que requer permissões diferentes. Entendo que existe mocks, mas é difícil trabalhar quando uma chamada de serviço interfere no resultado da chamada seguinte.

Exemplos:

1) Serviço X.1 local chama serviço Y.1 de terceiro que grava um registro. Em seguida, serviço X.2 chama serviço Y.2 de terceiro que retorna a lista dos registros. Muitas vezes não há ambientes de testes para esses serviços terceirizados e os registros gravados terminam afetando o ambiente de produção.

2) Usuário X tem permissão de adicionar um registro mas não pode removê-lo, enquanto que usuário Y tem permissão de remover o registro mas não pode adicionar um novo. A dificuldade no teste é tanto manter a massa estável quanto verificar se o usuário de fato tem permissão para determinada ação.

1 resposta

Oi Welsey, obrigado por compartilhar. Em relação aos serviços de terceiros, acho complicado mesmo... Será que no seu ambiente não rola mockar inclusive esses... criar uma api fake com spring boot ou alguma outra solução? Acho que eu faria isso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software