Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Teste com ARP + dúvidas de iniciante rsrs.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa tarde! Fiz o teste também para identificar as informações do protocolo ARP, achei esse resultado, mas confesso que ao comparar, vi uma leve semelhança. Também me surgiram dúvidas das seguintes questões:

  1. Qual o método dentro da ferramenta, utilizado pelos profissionais da área para localizar os erros? Seria no caso das tarjas em vermelho, ou palavras, números e códigos que mostram determinados erros?
  2. Como conseguimos compreender uma possível intrusão na rede através dessa ferramenta? Seria com o uso de uma legenda de cores? Ou é possível identificar uma mensagem de erro no status broadcast?
  3. Seria possível a criação de algum bloqueio de acesso com essa ferramenta, ou serve apenas para monitoramento?
2 respostas
solução!

Olá, Caroline!

Sobre suas dúvidas referentes ao uso do Wireshark e análise do protocolo ARP, vamos lá:

  1. Profissionais utilizam diversos métodos para localizar erros no Wireshark. As tarjas em vermelho ou outras cores podem indicar problemas, mas não são os únicos indicativos. A análise de erros envolve a compreensão dos protocolos e dos padrões esperados em uma comunicação saudável. Por exemplo, retransmissões excessivas, mensagens de erro nos protocolos (como ICMP com mensagens de destino inalcançável) ou padrões incomuns no tráfego podem indicar problemas.

  2. Para compreender uma possível intrusão, é necessário um conhecimento aprofundado dos padrões normais de tráfego na rede. Uma intrusão pode ser identificada por atividades anômalas, como um grande número de tentativas de conexão a uma porta específica (indicando uma varredura de portas), tráfego estranho vindo de endereços IP externos, ou até mesmo pacotes ARP que não correspondem ao mapeamento IP-MAC esperado na rede (indicando um possível ARP spoofing).

  3. O Wireshark é uma ferramenta de monitoramento e análise de tráfego e não possui funcionalidades de bloqueio de acesso diretamente. No entanto, as informações coletadas podem ser usadas para configurar regras em firewalls ou outros dispositivos de segurança para bloquear acessos indesejados com base nos padrões identificados durante a análise.

Lembre-se de que a análise de tráfego é uma habilidade avançada e requer prática e estudo contínuos. A tela que você compartilhou mostra uma série de pacotes ARP, que são usados para mapear endereços IP para endereços MAC na rede local. A coloração e a informação detalhada ajudam a entender o que cada pacote está fazendo, como solicitar ou responder a um mapeamento IP-MAC.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigada, Renan! Foi muito exclarecedor.

Como quero me especializar em Cibersegurança, entender sobre redes e algumas ferramentas tem sido meu foco.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software