5
respostas

Testar geração de arquivos

Olá, primeiramente boa noite a todos. Gostaria se é possível, através do mockito e/ou junit, realizar o teste de arquivos gerados (retornados na forma de um ByteArrayOutputStream) ou se isso é válido ao menos. Eu ainda estou bastante confuso com essa parte de testes unitários...

5 respostas

Oi Daniel, tudo bem ?

A ideia é testar a menor parte do código, ou seja um método, um comportamento. Se você tem um método que faz a criação você pode vir a testa-lo.

Você pode garantir que o arquivo está sendo gerado da maneira correta, por exemplo comparado o conteúdo.

Oi Matheus, obrigado por responder. Quanto a comprar o conteudo do arquivo, como posso fazer? ALguma ideia?

Daniel, tudo bem ?

Você consegue fazer o teste, se sempre for o mesmo cenário, provavelmente o arquivo vai ser sempre o mesmo, ai nisso você pode fazer validação no arquivo.

Entendi... mas nesse caso eu preciso abrir o arquivo para testá-lo? Tipo ver o seu conteudo? Nao existe algum mock para tal procedimento?

Nesse caso você teria que ler o arquivo.

Se você o mockar, o teste em si não existe, porque pode ocorrer uma dezena de problemas mas como o resultado está mockado você não consegue saber se deu tudo certo