Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Terraform é útil em Infraestrutura própria?

Eu gostaria de saber se o TerraForm é uma ferramenta útil e boa para infraestrutura própria, como máquinas servidores próprias do clientes para instalação de aplicação on premise.

Aqui na empresa nós gostamos bastante do Docker, mas pelo que li, não é muito bom utilizar o Docker quando se precisa escalar verticalmente, por exemplo. Como nós temos um monólito que em algum momento pode estar precisando de x memória e em outra situação 3x de memória e isso em escalas bem maiores do que só 2gb, entendemos que o Docker não é uma boa solução nesse caso. Não sei se entedemos corretamente, mas o entendimento foi esse.

Seguindo essa linha do Docker, estamos a procura de uma ferramenta que facilite o provisionamento de ambientes de maneira fácil como é fácil provisionar ambientes com o Docker.

2 respostas
solução!

Olá Rithyelle, tudo bem? Uma dúvida minha, esses servidores são em nuvem? Como AWS, Azure é isso? Bem se for sim, o Terraform deve atender a necessidade de criação dos servidores de maneira rápida e fácil usando apenas algumas linhas de código, porém se não estiver usando alguma serviço em nuvem então não vai ser viável a utilização do Terraform, num ambiente local pode ser mais interessante a utilização do Ansible para criar e configurar os servidores.

Agora sobre a questão de escalabilidade virtual de forma automática, pelo que vi, é mais complicado isso, porque você precisa de alguma forma configurar para que de acordo com o monitoramento da máquina possa ser feito esse tipo de escala, porém isso é mais difícil e não usei nenhum serviço pronto que disponibilize isso, já que o dimensionamento de uma máquina engloba vários aspectos, o que pode ser inviável ou pelo menos a máquina terá que ser desligada em alguma momento, nesse tipo de cenário o ideal era fazer um escalabilidade horizontal seria muito mais simples e os serviços de Auto Scaling já são capazes de fazer isso, e mesmo o seu sistema sendo monólito, você poderia partir para esse tipo de escalabilidade, desde que serviços de armazenamento como banco de dados fiquem em outros serviços próprios, e fazendo o uso de um LoadBalancer para distribuir a carga e as requisições e bem como manter sessões de usuários.

Espero ter ajudado!

Opa Jonilson!

Muito obrigado pela resposta.

No caso, é uma infra totalmente própria, não é Cloud. Entendi agora a diferença, corri para o Ansible, já conclui o curso de Ansible e é pelo que percebi, a ferramenta perfeita para a situação.

Eu procurava uma ferramenta que me possibilitasse a facilidade que nós temos do Docker(por exemplo) em preparar um ambiente de produção, fácil de replicar para vários clientes no caso de uma aplicação On Premise.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software