Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Termo de Abertura do Projeto

Olá professor,

Minha questão é um pouco teórico e diz respeito à organização do PMBOK em si.

Já que o TAP tem elementos de outros eixos, tais como Custos, Tempo etc, ele deveria constar nas Áreas de Conhecimento Custo, Tempo etc e não apenas na Área de Conhecimento "Integração", concordas ?

2 respostas

Não concordo pois o desenvolvimento do termo de abertura do projeto trata principalmente da documentação das necessidades de negócios, da justificativa do projeto, do entendimento atual das necessidades do cliente e do novo produto, serviço ou resultado que deve satisfazer esses requisitos. A razão do projeto existe antes do custo e do tempo.

solução!

Na minha visão essas questões que você levantou são necessárias somente na Iniciação mesmo, dado que Projeto tem início e fim, e o GP que será designado precisa saber quanto terá de recursos financeiros e por quanto tempo, mesmo sendo uma estimativa.

A partir disso ele poderá planejar atividades, realizar estimativas de custo e duração, planejar recursos e estabelecer o cronograma que possivelmente atenda ao prazo previsto no TAP, mas que o percorra. Isso será a partir dos grupos de processo de Planejamento e num nível mais detalhado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software