6
respostas

Terminei o curso, e agora?

Estou quase terminando o curso de logica II, meu interesse atual e começar a seguir na área de front end, devo partir para um curso de html e css, ou o curso de Curso JavaScript: Programando na linguagem da web?

6 respostas

Oi Rodolfo, tudo bem? Essa é uma pergunta que todos nós fazemos no começo. Vou te passar algumas recomendações mas sinta-se livre para segui-las ou não :).

Como você mesmo já disse que quer seguir na área de front-end você pode começar a fazer os cursos de HTML e CSS que estão na categoria front end. Aqui vai uma listinha em uma ondem interessante, mas não é uma regra.

1 - HTML e CSS (I, II e II)2 - Web Design Responsivo3 - Os de Javascript na ordem que aparecem na categoria4 - Os de Jquery na ordem que aparecem na categoria5 - Bootstrap e Google Chart Tools6 - HTTP7 - Frameworks MVX8 - Automação e performance

Essa é uma ondem que eu acho interessante. Mas outra seria que você fizesse na ordem:

1 - HTML e CSS2 - Javascript3 - Jquery4 - Frameworks MVC5 - Automação e testes.

Acredito que essas duas ordem seriam interessantes pra quem está começando. Até mesmo pra quem já conhece e quer fazer os cursos pra ter um ganho no conhecimento.Contudo, recomendo também que consulte outros materiais de apoio, como: mdn.io

Bons estudos.Espero ter ajudado.

Oi, Anderson

Obrigado pelas sugestões. Então no geral e mais interessante aprender a estrutura de uma pagina web, que no caso é o HTML e depois partir para os outros itens, correto?

sobre a questão de logica, vivo ouvindo gente falar que e interessante fazer um curso de C para ter uma logica mais apurada, isso e verdade?

2° duvida rs

Quero desenvolver uma ferramenta (com javaScript) para calcular diferença de dias corridos entre duas datas, com 2 campos de formulário em DD/MM/AAAA.

como posso fazer isso? vai ser minha primeira pequena ferramenta funcional, que irei utilizar no dia a dia.

Sobre sua primeira observação, posso indicar pra tentar se ater a tres pontos: HTML (Estrutura), CSS (Estilo), Javascript (Comportamento). Recomendo aprender estes três nesta ordem, mas você pode variar um pouco. Outra coisa que você poderia fazer é ler o livro do Diego Eis pela Casa do Código (https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-guia-frontend) . É um livro muito bom e explora muita coisa com vários links interessantes.

1 - Vou opinar que está questão de C é mito. Lógica de programação se "apura" (nao sei se essa palavra existe rsrs) programando. A introdução é básica e você vai encarar problemas mais interessantes e desafiantes ao longo da carreira, com esse tempo de prática sim, você estará desenvolvendo mais e mais sua lógica. Fazer um curso de C só é interessante (na minha opinião) quando você quer compreender porque algumas coisas são como são (no caso de você aprender algumas linguanges baseadas em C, como Java e PHP).

C é interessante pra conhecer o que algumas linguagens fazem por baixo dos panos. Isso não quer dizer que sua lógica será necessáriamente melhorada.

2 - Pensando nisso, seria bom você começar com os cursos de Javascript, assim você já pega uma boa base da linguagem e depois é só explorar como fazer isso. Vou deixar dois links, mas não deixe de procurar outros e também não deixe de tentar entender o que está se fazendo. Escreva o código, tente simular ele no papel ou na cabeça mesmo... Não copie e cole simplesmente.

API de Datas do JS: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/JavaScript/Reference/Global_Objects/Date

Calculando datas - Tutotial no site da Microsoft: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ee532932(v=vs.94).aspx

Fala ai Rodolfo apenas dando minha opinião também acredito que se sua intenção é continuar no front-end você deva focar primeiro no básico(HTML e CSS) digamos que seria um português para um desenvolvedor front-end.

Outro detalhe seria dar o foco em apenas uma linguagem de cada vez, como assim ? Simples, não queira aprender HTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, FRAMEWORKS MVC tudo em um curto tempo e tudod e uma vez isso só traria prejuízos a você mesmo.

Minha dica é: Domine HTML, descubra a semântica das tags, descubra a forma de se estruturar um site, saiba porque usar uma div ou span, saiba a diferença de nav e aside, feito isso parta para o CSS veja sites na internet e pense "Como eles fizeram isso?" e tente copiar, tente fazer os designs que ja existem, depois vá para javascript > jquery e por ai vai...

Uma observação: Durante o inicio do aprendizado evite utilizar frameworks como bootstrap ou jquery, porque ? Eles fazem todo o trabalho para a gente mas você sabe o que esta acontecendo por baixo dos panos ? Sabe como montar um sistema de grid em css ?, quando deixei de utilizar frameworks que fazem todo o trabalho para a gente eu aprendi MUITO mais.

Espero ter ajudado

Bom dia a todos

Muito obrigado pelas sugestões e dicas Wanderson e Matheus!

Logo que terminar o curso de logica II irei começar o curso: HTML5 e CSS3 I: Suas primeiras páginas da Web

e ler o livro do Diego Eis Guia Front-End.

Isso ai Rodolfo, qualquer coisa estamos sempre por aqui.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software