Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Terminei lógica, gostaria de alguns esclarecimentos =)

Olá pessoal, terminei lógica I e II e começou a aparecer algumas duvidas, queria conversar com vocês. Pois bem, fui ver a respeito de linguagens e afins, e percebi que é muito relativo e tem muita gente que programa com tal linguagem por gosto mesmo. Só que eu quero focar por muito tempo em apenas uma delas, tentei ver a respeito na web, mas, estou com mais duvidas do que esclarecimentos, então vamos lá:

1º - Estou na duvida entre Python e Ruby, vi que são linguagens bem similares, nesse caso, em questão de mercado, vocês sabem quem tá mais por cima?

2º - Por mais que eu escolha apenas uma linguagem, ouvi dizer que javascript é algo digamos "obrigatório" para todo programador, confere?

3º - A respeito de infraestrutura e afins (acho que aqui entra em banco de dados, essas coisas que não sei nada), o que aprender? O que eu PRECISO saber e o que pode ser opcional por enquanto? Tem alguma ordem que posso seguir?

Desculpem as perguntas, mas estou realmente perdido. A comunidade aqui é maravilhosa, conto com a ajuda de vocês.

Abraços!

5 respostas
solução!

Olá Guilherme, bom como você mesmo disse, este é um assunto MUITO relativo haha mas vou expor a minha opinião :)

1º Eu trabalho com desenvolvimento em são paulo, ouço muita gente falar de ruby E python, em questão de mercado é difícil falar qual que está por cima, as duas linguagens são ótimas e tem ótimos padrinhos, eu particularmente, prefiro o python, tanto por gosto, quanto por confiar um pouco mais nesta linguagem para futuros, pois até a própria google usa python, mas como eu disse, isto é muito relativo, pode ser que amanha o jogo vire, então eu aconselho a dar uma olhada em ambas, ver qual você se adapta mais e focar nela :)

2ª Em questão de mercado, eu afirmo que sim! Obrigatoriedade para conseguir programar e fazer seus sistemas e etc, não precisa (apesar de que tendo este conhecimento em javascript pode melhorar o seu sistema de várias maneiras). Mas em questão de mercado, quanto mais conhecimento melhor, e muitas vagas tanto para back, front, etc... é exigido a linguagem javascript, então eu prefiro considerar como obrigatório em questão de mercado para facilitar a vida :P

3º Bom o que eu indico a você aprender em questão de banco de dados, é MySQL, é muito poderoso e fácil, fazendo os cursos de MySQL aqui da alura mesmo, você já vai poder colocar em criação qualquer tipo de projeto que necessite de consultas em banco de dados, e o que muitos programadores não levam como obrigatório, pois é algo mais documentado e burocrático, é UML, mas eu acho que assim que você tiver oportunidade, aprender sobre UML também, pois pode melhorar MUITO o funcionamento de seus projetos.

Bom, espero que eu tenha dado uma ajuda com as minhas opiniões ai :P Se tiver mais dúvidas ou quiser mais algumas dicas, só avisar :)

Abraço!

Olá Aldo, a tua dica é realmente ótima, vou ver a respeito das duas e partir da que eu mais gostar (já to achando que vai ser Python) haha

Mas to com uma duvida aqui a respeito de MySQL, no caso, cada linguagem possui um banco de dados próprio ou o SQL é "para todas"?

E tu me aconselha a focar primeiramente só na linguagem e dps partir pra SQL? Tava dando uma olhada nas carreiras aqui, e quase todas tem algo sobre HTML5 e CSS tb, então acredito que elas são indispensáveis tb né?

Muito obrigado pelas esclarecimentos! Abraço.

SQL é uma linguagem usada nos banco de dados relacionais, enquanto que SQL Server, Oracle, MySQL, PostgreSQL, DB2, etc... são sistemas para gerenciamento de banco de dados e que fazem o uso da linguagem SQL. Pode ser que a linguagem em questão, mude qual destes sistemas de gerenciamento você usará, mas há muito mais para se levar em consideração, segurança, facilidade, desempenho, servidor em que você hospedará seu projeto, valor do sistema, se é pago ou gratuito, etc...

Dentre todos, o MySQL é o mais usado por ser gratuito e o mais "fácil e simples" (entre aspas pois também é bem relativo dependendo do programador haha), e também conversa com várias linguagens e Sistemas operacionais diferentes.

Em relação a linguagem de programação que se está usando influenciar, também não quer dizer que você será obrigado a utilizar, por exemplo, só porque estou programando em C# .NET, usando o visual studio (microsoft), não quer dizer que eu seja obrigado a usar o SQL Server, que também é da microsoft, nada me impede de usar o MySQL, e por ai vai.

Caso você queira seguir para Web Apps, sim, HTML também é indispensável, o css em termos, o css, caso você vá seguir na parte de back-end, é só o conhecimento básico, sabendo bem ingles, você consegue se virar com google + css haha,

Cara, tu abriu meus horizontes, muito obrigado mesmo, agr fez bem mais sentido na minha cabeça! Eu achei que uma ferramente tinha que estar ligado com a outra, esse teu exemplo do C# me esclareceu tudo.

Um grande abraço Aldo, obrigado mesmo!

Poxa que bom! :D se precisar de qualquer coisa, só avisar! haha, fico feliz em ter ajudado :P Até mais ^^