Olá pessoal, terminei lógica I e II e começou a aparecer algumas duvidas, queria conversar com vocês. Pois bem, fui ver a respeito de linguagens e afins, e percebi que é muito relativo e tem muita gente que programa com tal linguagem por gosto mesmo. Só que eu quero focar por muito tempo em apenas uma delas, tentei ver a respeito na web, mas, estou com mais duvidas do que esclarecimentos, então vamos lá:
1º - Estou na duvida entre Python e Ruby, vi que são linguagens bem similares, nesse caso, em questão de mercado, vocês sabem quem tá mais por cima?
2º - Por mais que eu escolha apenas uma linguagem, ouvi dizer que javascript é algo digamos "obrigatório" para todo programador, confere?
3º - A respeito de infraestrutura e afins (acho que aqui entra em banco de dados, essas coisas que não sei nada), o que aprender? O que eu PRECISO saber e o que pode ser opcional por enquanto? Tem alguma ordem que posso seguir?
Desculpem as perguntas, mas estou realmente perdido. A comunidade aqui é maravilhosa, conto com a ajuda de vocês.
Abraços!