Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Terei que me aprofundar em matemática?

Boa tarde, tudo bem?

A princípio comecei a estudar programação como um Hobby, mas de qualquer maneira quero ficar bom nisso. Meu conhecimento é pífio até o momento, mas dentro do que vem sido passado até aqui, posso dizer que venho aprendendo com tranquilidade, até esse ponto. Embora eu tenha entendido a resolução do instrutor, eu jamais chegaria a essa raciocínio por ser um semianalfabeto em matemática e geometria. Meu conhecimento em matemática se resume às operações básicas, algum conhecimento em equação e só. Sendo assim, consigo entender a lógica e fazer a leitura do resultado perfeitamente, mas nunca teria condições de chegar a tal raciocínio por desconhecimento matemático.

Minha dúvida aqui é: Precisarei estudar matemática de maneira mais aprofundada para me tornar um bom programador?

Obrigado.

2 respostas

Oi, Ed!

Um programa é basicamente uma série de rotinas e operações matemáticas ou algoritmos e cálculos, porém não é necessário ser nenhum matemático para saber programar. Todo ser humano é capaz de fazer uso da razão de uma maneira estruturada e perceber padrões. É uma questão de tempo até você conseguir pensar nas sua próprias soluções e repetir padrões em toda parte pelo seu código com base em conhecimentos anteriores. O fator que decidirá se você será capaz de programar por si só, é saber compreender um código, a lógica por trás do seu funcionamento, saber dividir problemas em partes menores. Então foque em entender a lógica e praticar com o que já sabe, além do mais, quem executa o cálculo é o computador. Mas também não há nada impedindo você de aprender coisas novas, não precisa ir atrás de estudar matemática se você já sabe realizar as operações básicas como adição, subtração, multiplicação ou exponenciação, você aprenderá mais conceitos no processo, e é isso do que se trata o estudo, buscar conhecimento.

solução!

Obrigado pela resposta Gabriel, foi importante saber disso, estou começando completamente do zero e as dúvidas sobre os caminhos a serem seguidos vão surgindo aos montes. Vamos em frente. Abs.