1
resposta

Teorema central do limite e conceito

Estou com a mesma dúvida do Daniel e do Ricardo. De acordo com o que li, o teorema central do limite garante que a medida que a amostra aumenta, sua distribuição amostral se aproxima cada vez mais de uma distribuição normal, então para populações suficientemente grandes, a gente sempre pode sim deduzir que a distribuição amostral daquela população se comporta como uma normal, independente da distribuição da amostra. E, portanto, aplicaria-se o ztest ou o ttest.

Isso foi o que compreendi, entretanto, visualizando aos videos muitas questões divergem do que compreendi, portanto acredito que tenha algum ponto que não tenha entendido direito! Se alguém puder me ajudar, agradeço!!

1 resposta

Boas Rafael, o que você aprresentou sobre o teorema do limite central está correto, mas há uma informação bastante importante que está faltando: o teorema do limite central originalmente se aplica em distribuições aleatórias. Dessa forma, você só pode considerar que, com o aumento da amostra, a distribuição tende a comportar-se para uma normal quando analisamos eventos aleatórios.

Por exemplo, o teorema do limite central permite rolar um dado justo de 6 lados, a média das distribuições seguirá uma curva normal.

Gráfico de frequência pela média dos lançamentos de um dado justo de 6 lados, sendo que a média dos lançamentos se constitui como uma normal.

Mesmo que a distribuição fosse assimétrica, se a variável é aleatória, com o aumento do número de amostras, ela se aproximaria de uma curva normal.

Entretnto, o mesmo não ocorre para variáveis que não se comportam aleatóriamente.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software