1
resposta

Tentei ir além no exercício "Álcool ou Gasolina"

Boa noite. Decidi tentar ir um pouco além no exercício e apresentar para o usuário o que é mais vantajoso também do ponto de vista do preço. Ou seja, para andar 10 Km, quantos reais ele vai gastar com álcool ou com gasolina. Assim, dá pra saber qual oferece a melhor relação custo-benefício.

No começo do código, botei dois var para indicar os preços do alcool e da gasolina. Basta o usuário alterar esses valores, e ele terá a resposta. Botei essas informações logo no início para facilitar a alteração pelo usuário, pois essas são as informações que ele mais vai precisar alterar.

Caso ele queira alterar as informações do veículo, também botei logo abaixo (volume do tanque e quantos km o carro roda com um tanque de gasolina ou de álcool).

Enfim, gostaria de saber se o que eu fiz faz sentido e como eu poderia melhorar.

<h3>Álcool ou Gasolina</h3>
<br>

<script>
    // Preço do combustível
    var precoDaGasolina = 3.69; //<< ALTERAR PREÇO AQUI - GASOLINA

var precoDoAlcool = 2.79; //<< ALTERAR PREÇO AQUI - ÁLCOOL

// Informações do veículo
    var tanqueLitros = 40;  //<< VOLUME DO TANQUE

var caminhoComGasolina = 480; //<< KM RODADOS COM UM TANQUE DE GASOLINA

var caminhoComAlcool = 300; //<< KM RODADOS COM UM TANQUE DE ÁLCOOL

// consumo de gasolina
    var consumoDeGasolina = caminhoComGasolina / tanqueLitros;
    document.write("O consumo com gasolina é de " + consumoDeGasolina + " km por litro.");
    document.write("<br><br>");

// consumo de álcool
    var consumoDeAlcool = caminhoComAlcool / tanqueLitros;
    document.write("O consumo com álcool é de " + consumoDeAlcool + " km por litro.");

// Preço por Km
    var precoGasolinaPorKm = precoDaGasolina / consumoDeGasolina;
    var precoAlcoolPorKm = precoDoAlcool / consumoDeAlcool;

//Tela
    document.write("<h4>Para andar 10 Km:</h4>");
    document.write("Com gasolina, eu gasto " + Math.round((precoGasolinaPorKm * 10)*100)/100 + " reais.");
    document.write("Com álcool, eu gasto " + Math.round((precoAlcoolPorKm * 10)*100)/100 + " reais.");

/* Inicialmente, não tinha usado o Math.round aqui, pois a diferença de preço muitas vezes é de centavos. Então, o Math.round puro acaba atrapalhando a comparação.
    Todavia, decidi pesquisar um pouco na internet para saber como fazer aparecerem mais casas decimais e entendi uma maneira. */
</script>
1 resposta

Oi Pedro, tudo bem?

Foi muito interessante a forma como você resolveu o problema, e essa é exatamente a proposta dos exercícios: fazer com que os alunos pensem em propostas além das que são sugeridas, dessa forma você vai conseguir praticar e absorver muito bem o conteúdo aprendido nas aulas.

Meus parabéns, e continue assim! Caso haja qualquer dúvida, não hesite em consultar o fórum, ok?

Bons estudos! =)