Olá pessoal, gostaria de uma dica conceitual mesmo...
vamos lá!
Imaginem que eu tenha no bom e velho Oracle (DB de macho!) três tabelas Cliente, Fornecedores e Endereços, no meu caso eu provavelmente teria uma sequence e ao cadastrar um Cliente ou Fornecedor eu usaria o ID dele para amarrar à tabela de endereço, quando entro no Mongo fico meio perdidão, não sei se eu deveria ter a Entidade Cliente com seus 1..N endereços como Array de endereços, no caso o mesmo se repete para os Fornecedores, ou devo fazer uma coleção chamada endereços e amarrar com o cliente, como se fosse no modelo relacional, logo surgem algumas dúvidas:
1) Entendo que cada elemento da coleção Clientes e da coleção Fornecedores terão seus ID automáticos, caso eu utilizasse uma coleção Endereços e dentro de cada elemento desta coleção eu fizesse a amarração pelo ID do Cliente ou Fornecedor para saber quem é o dono daquele endereço, eu tenho alguma garantia que não terei conflitos de ID entre as coleções Clientes e Fornecedores? Tenho que criar um gerador de IDs compartilhado?
2) Qual seria a abordagem recomendada? Meu feeling seria criar um modelo chamado Endereço e tanto os Clientes quanto Fornecedores terão um atributo chamado Endereços que será um Array do tipo Endereço.
Fico inseguro de como seria a manutenção disto se eu precisar colocar um campo adicional em todos os elementos, etc...
Obs. Ainda não terminei o curso, mas antes de terminar gostaria de não acumular muitas dúvidas e ficar perdido...
Quanto a operação básica estou tranquilo, o curso esta passando uma boa base.
Desde já obrigado.