2
respostas

Tenho uma dúvida sobre a Solução da Atividade 03 - Onde está o erro? - Aula 03 - Lógica de Programação I

O código de Silvia não funciona porque ela cometeu o seguinte erro:

var minhaIdade = 20;

Ao escrever a linha para definir a variável, Silvia escreveu (digitou) o "I" de de idade ecom letra maiúscula. E conforme aprendemos na Atividade 1 (Reduzindo Alterações) da aula 3 de Lógica de Progamação I , se houver uma única variação (alteração) no nome da variável entre a linha utilizada para definir a variável e a linha do document.write que contém o nome desta variável, o JavaScript não a encontrará.

Aí então, ao digitamos F12 na página do navegador, veremos a seguinte mensagem de erro:

Uncaught ReferenceError: minhaidade is not defined.

Ou seja, da maneira que Silvia digitou o seu código, para o JavaScript, a variável "minhaIdade" não foi definida, não existe.

E conforme o prof. Flávio explicou muito bem no tópico "Opinião do Instrutor":

A solução seria fazer com que o "I" da variável "minhaIdade" seja escrito com letra maiúscula na linha de definição da variável e na linha do document.write que contem o nome desta variável.

E por favor e por gentileza, eu gostaria de saber se também seria possível esta outra solução na qual eu pensei:

Fazer com que o nome da variável seja escrito todo em letras minúsculas na linha de definição da variável e na linha do document.write que contem o nome desta variável. Poderia ser também?

E eu agradeço pela sua atenção.

Obrigado.

2 respostas

Oi, Marcus! Tudo bem?

A sua solução de deixar tudo em minúsculo também está correta!

O instrutor utilizou I maiúsculo porque é uma boa prática que quando utilizar mais de uma palavra para o nome da sua variável, iniciar as palavras (exceto a primeira) com letras maiúsculas, como minhaIdade ao invés de minhaidade. Dessa forma, percebe-se que na primeira maneira o código fica mais legível e fácil de entender que são duas palavras formando o nome da variável.

Espero ter ajudado :)

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Uma ótima semana e bons estudos!

Oi Akemi!

Tudo bem?

Obrigado pela sua resposta!

Logo depois que eu postei este meu post no Forum, nos vídeos seguintes, eu pude ver o Instrutor Flávio explicando da mesma maneira que você me explicou: que a solução de deixar tudo em minúsculo também está correta, mas que no mundo da Programação, quando o nome de uma variável tiver mais de uma palavra, é uma boa prática iniciar as palavras (exceto a primeira) com letras maiúsculas.

Mais uma vez, obrigado pelo seu feedback e pela atenção que você teve de responder à dúvida que eu tinha.

E uma ótima semana para você também!