Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

tENHO O HÁBITO DE INTERROMPER A CONVERSA DO OUTRO E PRECISO DE AJUDA PARA MUDAR ESSE COMPORTAMENTO

O QUE FAZER PARA MUDAR ESSE MEU PÉSSIMO HÁBITO DE INTERROMPER A CONVERSA DO OUTRO????

1 resposta

Oii, Carmem! Tudo bem?

É muito bacana ver a sua iniciativa de querer mudar isso. Reconhecer esse hábito já é o primeiro e mais importante passo para transformá-lo. O ambiente de aprendizado está aqui justamente para testarmos novos caminhos.

Interromper as pessoas costuma acontecer por dois motivos principais: a ansiedade de esquecer o que temos para falar ou o entusiasmo exagerado em contribuir com o assunto. A boa notícia é que a escuta ativa é uma habilidade que pode ser treinada dia após dia.

• A regra dos Três Segundos: Quando a outra pessoa terminar de falar, faça uma pausa mental e conte mentalmente até três antes de responder. Esse pequeno espaço de tempo garante que o outro realmente concluiu o pensamento e impede respostas automáticas.
  • Anote as suas ideias: Se estiver em uma reunião ou conversa de trabalho e surgir aquele pensamento que você não quer esquecer, anote uma palavra-chave em um papel. Ao descarregar a ideia no papel, sua mente relaxa e você consegue voltar a focar no que o outro está dizendo.
  • Foque na Compreensão, não na Resposta: Muitas vezes, enquanto o outro fala, nossa mente já está construindo a nossa réplica. Tente direcionar sua atenção total para entender o ponto de vista da pessoa. Faça perguntas internas como: "O que exatamente ela está tentando me explicar?"
  • Peça desculpas imediatas: Se o hábito falar mais alto e você acabar interrompendo, pare na hora e devolva a palavra. Você pode dizer: "Desculpe, eu te interrompi. Por favor, continue o que você estava dizendo". Isso demonstra respeito e ajuda a policiar o comportamento em tempo real.

Mudar um hábito antigo exige paciência consigo mesma. Vá testando essas técnicas aos poucos nas suas próximas conversas.

Como você costuma se sentir no momento em que interrompe? Sente que é por ansiedade ou pela pressa de expor uma ideia?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!