Bem eu nao consegui entender a diferenca entre o get e o set eu ja tentei ler a documentacao mas achei ela confusa
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bem eu nao consegui entender a diferenca entre o get e o set eu ja tentei ler a documentacao mas achei ela confusa
Olá, Guilherme! Tudo bem?
Entender a diferença entre get e set em C# pode ser um pouco confuso no começo, mas vou buscar explicar de uma forma interessante.
Em C#, as propriedades (properties) são usadas para encapsular o acesso aos campos de uma classe. Elas são compostas por get e set, que são métodos especiais:
Get: O get é usado para retornar o valor de um campo. Pense nele como um "leitor" que permite acessar o valor de uma propriedade de fora da classe. Por exemplo, se você tem uma propriedade chamada Idade, o get permite que você obtenha o valor atual dessa propriedade.
private int idade;
public int Idade
{
get { return idade; }
}
Set: O set é usado para atribuir um valor a um campo. Ele funciona como um "escritor", permitindo que você modifique o valor de uma propriedade. No set, você geralmente usa a palavra-chave value para representar o valor que está sendo atribuído.
private int idade;
public int Idade
{
get { return idade; }
set { idade = value; }
}
Agora, em relação ao uso de expressões lambda com get e set, isso é uma forma mais concisa de definir essas propriedades. Por exemplo:
public int Idade { get; set; }
Neste caso, o C# cria automaticamente um campo privado para armazenar o valor da propriedade. Quando você precisa de lógica adicional, como validação ou transformação de dados, você pode expandir o get e set como mostrei nos exemplos acima.
Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.
Abraço e bons estudos!