Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Tenho duvidas sobre Lambda do get e o set

Bem eu nao consegui entender a diferenca entre o get e o set eu ja tentei ler a documentacao mas achei ela confusa

1 resposta

Olá, Guilherme! Tudo bem?

Entender a diferença entre get e set em C# pode ser um pouco confuso no começo, mas vou buscar explicar de uma forma interessante.

Em C#, as propriedades (properties) são usadas para encapsular o acesso aos campos de uma classe. Elas são compostas por get e set, que são métodos especiais:

1. Get: O get é usado para retornar o valor de um campo. Pense nele como um "leitor" que permite acessar o valor de uma propriedade de fora da classe. Por exemplo, se você tem uma propriedade chamada Idade, o get permite que você obtenha o valor atual dessa propriedade.

private int idade;
    public int Idade
    {
        get { return idade; }
    }

2. Set: O set é usado para atribuir um valor a um campo. Ele funciona como um "escritor", permitindo que você modifique o valor de uma propriedade. No set, você geralmente usa a palavra-chave value para representar o valor que está sendo atribuído.

private int idade;
    public int Idade
    {
        get { return idade; }
        set { idade = value; }
    }

Agora, em relação ao uso de expressões lambda com get e set, isso é uma forma mais concisa de definir essas propriedades. Por exemplo:

public int Idade { get; set; }

Neste caso, o C# cria automaticamente um campo privado para armazenar o valor da propriedade. Quando você precisa de lógica adicional, como validação ou transformação de dados, você pode expandir o get e set como mostrei nos exemplos acima.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado