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Tenho dois input's no meu código e queria saber como escolher cada um dependendo do momento.

<meta charset="UTF-8">

<script>


   function writetitle (blabla){

            document.write("<h1>" + "<big>" + linhabunita + blabla + linhabunita + "</big>" + "</h1>");
            jjump();

   }
   function jump (){

            document.write("<br><hr><br>");

   }
   function jjump (){

            document.write("<br><br><br><br>");

   }
   function writeonscreen(blabla){

            document.write("<big>" + blabla + "</big>");
            jump();

   }

   var linhabunita = "___________________________";

   var marmotax = Math.round(Math.random() * 10);

   var marmotay = Math.round(Math.random() * 10);


   function lançamarmotalinha(n, m){

            for(marmotax; marmotax > m | marmotax == 0; marmotax = Math.round(Math.random() * n)){}
            return marmotax;

   }

   function lançamarmotacoluna(n, m){

            for(marmotay; marmotay > m | marmotay == 0; marmotay = Math.round(Math.random() * n)){}
            return marmotay;

   }


   writetitle("Jogo da Marmota");

   lançamarmotalinha(10, 10);

   console.log(marmotax);

   lançamarmotacoluna(10, 10);

   console.log(marmotay);

</script>

   <big>Onde você quer cavar x?</big>

   <input/>

   <br>

   <big>Onde você quer cavar y?</big>

   <input/>

   <br>

   _______________________________________<button>Cavar!</button>

   <br>
   <br>

<script>

   var chutex = parseInt(document.querySelector("input"));

   var chutey = parseInt(document.querySelector("input"));

   function cavar(){

            if(chutex.value != marmotax && chutey.value != marmotay){

                alert("Essa foi longe! Passe para o próximo jogador e tente mais tarde novamente.");

                chutex.value = "";

                chutey.value = "";

                chutex.focus;

            }

            if(chutex.value == marmotax && chutey.value != marmotay){

                alert("Essa foi perto! Passe para o próximo jogador e tente mais tarde novamente.");

                chutex.value = "";

                chutey.value = "";

                chutex.focus;

            }

            if(chutex.value != marmotax && chutey.value == marmotay){

                alert("Essa foi perto! Passe para o próximo jogador e tente mais tarde novamente.");

                chutex.value = "";

                chutey.value = "";

                chutex.focus;

            }

            if(chutex.value == marmotax && chutey.value == marmotay){

                alert("Parabéns,você encotrou a marmota! Se quiser jogar novamente reinicie o navegador.");

            }

   }

   var button1 = document.querySelector("button");

   function terralado(){document.write("~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~");}

   function terraciba(){document.write("~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~" + "<br>");}

   function marmotavagaba(){

            terraciba();
            terraciba();

            for(linha = 1; linha <= 10; linha++){

            terralado();

            for(coluna = 1; coluna <= 10; coluna++){


                if(linha == chutex && coluna == coluna){

                    if(chutex == marmotax && chutey == marmotay){

                        document.write("M.");

                    }
                    if(chutex != marmotax && chutey != marmotay){

                        document.write("xx.");

                    }

                }else{

                    document.write("__.");

                }

            }

            terralado();

            document.write("<br>");

            }

            terraciba();
            terraciba();

   }

   button1.onclick = cavar, marmotavagaba;


</script>
1 resposta

Olá Vinicius, bom dia!

O que vou expor aqui ainda não foi apresentado no curso de lógica de programação I. Nos próximos cursos aqui da Alura será apresentado com mais detalhes a opção aqui vou te mostrar.

Você pode usar o atributo "ID" das tags html. O atributo ID lhe permite referenciar uma tag por meio de um nome significativo, nome este que é atribuído por você.

Segue um exemplo:

<input id="primeiroNome">

<input id="segundoNome">

var primeiroNome = getElementById("primeiroNome");

var segundoNome = getElementById(segundoNome);

Espero ter ajudado.

Att