Oi Iran, tudo bem?
As pessoas desenvolvem diferentes estilos de comunicação com base em suas experiências de vida e tendem a manter o mesmo ao longo do tempo. No entanto, havendo necessidade de mudar o estilo de comunicação, é inteiramente possível aprender a se comunicar de maneiras mais saudáveis e eficazes, assim você irá melhor se relacionar com os outros.
Aqui estão algumas dicas que contribuem para uma maior assertividade:
Avalie seu estilo
Você expressa suas opiniões ou permanece em silêncio? Aceita fazer trabalhos adicionais, mesmo quando já está cheio de afazeres? É rápido em julgar ou culpar? As pessoas parecem temer falar com você? Em primeiro lugar, entenda seu estilo antes de começar a fazer alterações.
Use frases com “eu”
O uso de declarações com “eu” permite que outras pessoas saibam o que você está pensando ou sentindo sem parecer acusador. Por exemplo, diga “eu discordo” e não “você está errado”. Se você tiver uma solicitação, diga “Gostaria que você ajudasse com isso” em vez de “Você precisa fazer isso”. Mantenha seus pedidos simples e específicos.
Pratique dizer “não”
Se você tiver dificuldade em recusar solicitações, tente dizer: “Não, não posso fazer isso agora”. Não hesite – seja direto. Se uma explicação for apropriada, seja breve.
Ensaie o que você quer dizer
Se for difícil dizer o que você quer ou pensa, pratique os cenários típicos que encontrar. Diga o que você quer dizer em voz alta, porém acerte o seu tom de voz para expor suas ideias. Também pode ser útil escrevê-lo primeiro, para que você possa praticar com um script. Considere encenar com um amigo ou colegas de trabalho e peça um feedback direto.
Aproveite a linguagem corporal
Comunicação não é apenas verbal. Seja confiante, mesmo que não esteja sentindo. Mantenha uma postura ereta, mas incline-se um pouco para a frente. Faça contato visual regular. Mantenha uma expressão facial neutra ou positiva. Não cruze os braços ou as pernas. Pratique linguagem corporal assertiva na frente de um espelho ou com seus colegas de trabalho.
Mantenha as emoções sob controle
Conflito é difícil para a maioria das pessoas. Talvez você fique com raiva ou frustrado, ou talvez sinta vontade de chorar. Embora esses sentimentos sejam normais, eles podem atrapalhar a solução de conflitos. Assim, se você se sentir muito emocional entrando em uma situação, aguarde um pouco, se possível. Depois, mantenha a calma. Respire devagar e mantenha a voz firme.
Tenha calma! Comece aos poucos
Inicialmente, pratique suas novas habilidades em situações de baixo risco. Por exemplo, exercite sua assertividade com um parceiro ou amigo antes de enfrentar uma situação difícil no trabalho. A partir disso, avalie a si mesmo e ajuste sua abordagem conforme necessário.
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Espero que seja útil.