1
resposta

Tenho costume de interromper alguém que está falando? Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa?

Infelizmente sim!

Reconheço a minha falta de educação aliada com uma ansiedade já que muitas das vezes ao ouvir o outro já vou (erroneamente) construindo uma linha de raciocínio pra construir uma resposta. Essa resposta em algumas vezes tende a se tornar uma tentativa de desconstruir o argumento alheio e sempre não há em senso comum.

Profissionalmente falando, já me torno muito prolixo e não sei se isso cansa quem me ouve. Por isso estou aqui tentando ser mais paciente ao ouvir e canalizar melhor as ideias pra não me tornar um orador alongado demais com características de ser as vezes redundante.

Como posso me fazer utilizar desses recursos pra ouvir e falar melhor?

1 resposta

Oii, tudo bem?

Tarcisio, seu reconhecimento já é um passo muito importante, demonstra autoconhecimento e uma vontade genuína de evoluir. A comunicação eficaz começa exatamente por aí: pela escuta sincera e pela consciência de como somos percebidos pelos outros.

Para ouvir melhor (Escutatória)

1. Respire antes de responder Antes de reagir ou formular uma resposta, respire fundo e conte mentalmente até 3. Esse pequeno intervalo ajuda a conter a ansiedade e a impulsividade.

2. Ouça com o objetivo de compreender, não de rebater Substitua o pensamento “o que vou responder?” por “o que exatamente essa pessoa está tentando me dizer?”. Isso muda o foco da escuta.

3. Use a escuta ativa Demonstre com gestos, expressões e pequenas interjeições (como “entendi”, “claro”, “faz sentido”) que você está atento, mas sem interromper. Ao final, valide com perguntas como: “Você quis dizer que…?” ou “Então, o que te preocupa é…?”

4. Evite pensar na resposta enquanto o outro fala Isso é comum, mas prejudica a escuta. Confie que, ao ouvir de verdade, a resposta virá com mais empatia e clareza.

Para falar melhor (Oratória)

1. Vá direto ao ponto, depois complemente se necessário Comece com a ideia principal, e só depois, se o ouvinte demonstrar interesse ou necessidade, aprofunde. Isso reduz a prolixidade e evita repetições.

2. Use frases curtas e objetivas Quando perceber que está entrando em círculos ou divagando, respire e resuma o que está dizendo em uma frase simples.

3. Observe a reação de quem te ouve Se a pessoa estiver dispersa, confusa ou impaciente, talvez seja o momento de concluir ou de perguntar se sua mensagem está clara.

4. Grave a si mesmo falando Isso ajuda muito a perceber onde você se estende demais ou se repete. Pode parecer estranho no começo, mas é um exercício poderoso.

E para lidar com a vontade de desconstruir o outro:

• Troque o impulso de "refutar" por perguntar mais. Exemplo: em vez de dizer “isso não faz sentido”, tente: “Como você chegou a essa conclusão?” ou “Posso compartilhar um ponto de vista diferente?”

• Lembre-se: discordar não precisa ser um embate, pode ser um convite ao diálogo.

Espero ter te ajudado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!