Não entendi porque remover o tempo restante da sessão é um problema com acessibilidade. E também não vi qual seria a alternativa, pode informar? Obrigado.
Não entendi porque remover o tempo restante da sessão é um problema com acessibilidade. E também não vi qual seria a alternativa, pode informar? Obrigado.
Oi, Reinaldo! Como está?
Remover o tempo restante da sessão é uma boa prática de acessibilidade porque cronômetros podem causar ansiedade e pressão nas pessoas usuárias. Por exemplo, uma pessoa com dislexia pode precisar de mais tempo para ler e compreender o texto, enquanto uma pessoa com dificuldades motoras pode demorar mais para preencher os campos de um formulário.
A alternativa a isso é projetar a interface de maneira que não dependa de um tempo fixo para a conclusão de tarefas. Em vez de um cronômetro, você pode fornecer feedbacks claros e permitir que a pessoa usuária salve seu progresso, retornando ao formulário mais tarde, se necessário. Isso garante que todas as pessoas tenham uma experiência mais confortável e inclusiva.
Espero ter ajudado e qualquer pergunta ou dúvida estou aqui.
Até breve!
Mas tem situações que não é uma questão de "salvar o progresso", mas apenas do controle da sessão mesmo. Por exemplo, quando eu acesso o site do Banco do Brasil, não estou preenchendo um formulário, ou nada do tipo, mas se eu parar em uma tela para olhar algum dado com mais calma, e demorar, a sessão vai cair. Sem um feedback visual pra eu saber quanto tempo falta, serei surpreendido com a queda do site e o retorno para a página de login.
Compreendi a questão do usuário disléxico, mas não entendi ainda a alternativa, porque não é uma questão de salvar o progresso, porque não há nada "em progresso".
Olá, Reinaldo!
É um ponto interessante sobre a necessidade de controlar a sessão em determinadas situações, como ao acessar um site bancário. Em casos como esse, o cronômetro poderia ser uma ferramenta necessária para manter a segurança da sessão.
No entanto, a prática recomendada em termos de acessibilidade é minimizar o impacto negativo que um cronômetro pode ter sobre a experiência do usuário. Em vez de remover completamente o cronômetro, a alternativa pode ser fornecer um feedback visual claro e amigável. Isso pode incluir:
Mensagens de aviso: Mostrar uma mensagem de aviso alguns minutos antes do término da sessão, informando ao usuário que a sessão está prestes a expirar e oferecendo a opção de estendê-la.
Opção de estender a sessão: Permitir que o usuário possa clicar em um botão ou tomar uma ação simples para estender a sessão antes que ela expire, evitando surpresas e interrupções abruptas.
Essas práticas ajudam a garantir que a experiência do usuário seja mais confortável e previsível, mesmo em situações onde um cronômetro é necessário para a segurança ou gestão da sessão. Assim, você pode equilibrar a necessidade de segurança com a necessidade de acessibilidade, proporcionando uma experiência mais inclusiva para todos os usuários.
Espero ter ajudado e qualquer pergunta ou dúvida estou aqui.