Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Tempo de execucao do symfony

Ola pessoal,

To com um problema no symfony, desde o começo do curso o symfony tem apresentado na minha maquina uma demora nas requisicoes, qualquer requisicao que eu faco leva muito tempo pra executar, percebo no curso que o professor acessa qualquer pagina e eh quase instantaneo, eu pensei que poderia ser uma configuracao do php, ate dockerizei tudo pra testar e continua a mesma coisa, alguem teria uma solucao pra isso? segue um print (6764ms): https://freeimage.host/i/capturar.JKNVT7V

6 respostas

Oii, Vitor! Tudo bem?

O desempenho do Symfony pode variar dependendo do contexto e da complexidade do seu projeto, é normal as requisições demorem um pouco mais para serem processadas nesse caso. Mas podemos verificar alguns pontos:

É importante utilizar a versão mais recente do PHP e do Symfony, tendo certeza de que todas as extensões necessárias estão habilitadas no seu PHP.

Utilize um servidor web adequado e observe se sua máquina possui recursos suficientes para executar o Symfony sem problemas de desempenho.

Revise o código e tente otimizá-lo ao máximo, utilizando as boas práticas, e que o mesmo esteja sem erros e ineficiências.

Espero ter ajudado com as sugestões. Continue compartilhando suas dúvidas, projetos e sugestões.

Bons estudos, Vitor!

A complexidade do projeto eh bem baixa, eh apenas o que foi feito no curso, mapeamento de uma entidade e algumas rotas de um CRUD, estou usando o PHP 8.2 e o Symfony 6.3 e to usando o NGINX, mas como eu falei antes agora eu dockerizei por que achei que poderia ser alguma configuracao do php na minha maquina, mas mesmo quando eu subo a aplicacao utilizando o php -S por exemplo o problema continua o mesmo. Minha maquina tambem nao seria problema, tenho um i7 7700k, 16GB de ram com um ssd nvme.

Dei uma olhada na documentacao do symfony sobre performance, habilitei o OPCache utilizei o comando composer dump-autoload --optimize como sugerido na documentacao, ajudou um pouco, porem ainda esta muito lento, tem casos de requisicoes que levam de 20 a 50 segundos para executar, em uma aplicacao complexa isso iria ser muito pior, alguma ideia do que possa ser?

Um print de quando acessei a rota de /login a primeira vez que acessei ela no curso de symfony framkework: cache e seguranca:

https://freeimage.host/i/JqTLeKQ

solução!

Opa, Vitor. Desculpa a demora.

Definitivamente o problema aí não está no Symfony. Existe a possibilidade de ser algo na sua máquina mesmo. A única vez que vi esse problema acontecer foi com problema do Docker + WSL. Não sei se seu ambiente é esse.

Mas como você disse que mesmo fora do Docker isso estava acontecendo, me espanta. Mas garanto que isso não é comum em nenhuma aplicação Symfony.

Realmente era isso, tinha feito umas pesquisas e o docker com wsl torna a aplicacao lenta mesmo. Instalei o ubuntu e subi com o docker e ficou normal, obrigado pela resposta!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software