Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

tempo da sprint

O tempo de duração da sprint é estipulado antes da reunião de planejamento ou durante ?
1 resposta
solução!

A duração da sprint geralmente é definida antes de começar a primeira sprint, que muitos conhecem como pré-jogo ou Sprint 0.

A idéia é manter o timebox fixo ao longo do projeto. Ou seja, não é bom ficar alterando a duração da sprint ao longo do projeto. Até porque, fica difícil mensurar a velocidade do time.

Em casos excepcionais, quando se observa que a duração está influenciando negativamente na performance do time, durante a retrospectiva pode-se decidir alterar a duração. Quanto mais inexperiente é a equipe com o Scrum, geralmente mais tempo é recomendável, de forma a garantir alguma entrega.

Adicionalmente, dependendo do projeto, em que as reviews não possam ser feitas em ciclos menores por indisponibilidade dos stakeholders que dela participam ou pela própria natureza do projeto.

Embora o time possa sentir a necessidade de mudar a duração durante o decorrer da sprint, jamais se deve fazer isso. Tem que esperar o ciclo de desenvolvimento terminar. Lembre-se que é na retrospectiva em que ocorre a melhoria contínua do processo. Então é lá que o assunto deve ser debatido e decidido.

Enfim, há vários motivos que podem fazer com que se mude a duração da sprint, mas é algo que geralmente é feito no início do projeto e que, idealmente, não se pretende alterá-lo ao longo do projeto.

Mas se for mudar, geralmente esta necessidade é identificada na retrospectiva e, na planning, já tem que se saber a duração da sprint, justamente para se saber quantas histórias de usuário caberão no novo timebox (sprint).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software