Gosto muito desta ferramenta em reuniões para busca de ideias para determinadas situações. Muito prática, porém o mediador precisa ficar atento para que somente um dos participantes lance suas idéias, mas sim estimular a todo o grupo a participar.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gosto muito desta ferramenta em reuniões para busca de ideias para determinadas situações. Muito prática, porém o mediador precisa ficar atento para que somente um dos participantes lance suas idéias, mas sim estimular a todo o grupo a participar.
Esse é mesmo o grande desafio do mediador, pois naturalmente são sempre os mesmos que participam, enquanto são sempre os mesmos que ficam apenas como expectadores. Quanto maior o nível de participação dos envolvidos, maior a chance da solução sair dessa cerimônia.
Acho bem legal e uso bastante, o grande desafio no meu contexto é quando tem uma grande disparidade de expertise entre os participantes e a voz do mais Senior acaba "valendo" mais. Para driblar isto uso duas táticas, primeiro tento dar a palavra primeiro para os mais "juniores" e deixo o mais experiente por último para não influenciar. Ou uso alguma ferramenta de anonimato.