Quando eu estou desenvolvendo um novo prompt é interessante colocar o nível da temperatura? exemplo "Quero que você aja com temperature abaixo de 1?" pergunto pois não vi aplicação além do uso de APIs.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando eu estou desenvolvendo um novo prompt é interessante colocar o nível da temperatura? exemplo "Quero que você aja com temperature abaixo de 1?" pergunto pois não vi aplicação além do uso de APIs.
Olá, Carolina! Como vai?
A sua dúvida sobre o uso da temperatura ao criar prompts é bastante interessante!
A temperatura é um parâmetro que pode ser ajustado para influenciar a aleatoriedade das respostas geradas por modelos de linguagem. Quando você define uma temperatura mais baixa (próxima de 0), o modelo tende a escolher as palavras mais prováveis, resultando em respostas mais previsíveis e consistentes. Já uma temperatura mais alta (próxima de 2) permite respostas mais variadas e criativas, mas pode também resultar em respostas menos coerentes.
Tanto contexto de desenvolvimento de prompts fora de APIs, como em exercícios ou estudos, ajustar a temperatura pode ser uma ferramenta valiosa para experimentar diferentes tipos de respostas e entender melhor o comportamento do modelo. Por exemplo, se você deseja que o modelo forneça respostas mais criativas ou explore diferentes possibilidades, aumentar a temperatura pode ser útil. Por outro lado, se você está buscando respostas mais diretas e precisas, uma temperatura mais baixa pode ser mais adequada.
Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.
Abraço e bons estudos!