Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Temas pré-definidos do WordPress

Dando continuidade às minhas dúvidas pós-conclusão do curso, gostaria de saber sobre o uso dos temas pré-definidos do WordPress:

1. Creio que a resposta para essa pergunta é óbvia, mas mesmo assim gostaria de ter certeza: se eu optar por usar um tema pré-definido pelo WordPress e futuramente, após fazer os cursos pertinentes, criar meu próprio tema do zero, todo o conteúdo do meu site (posts e páginas estáticas) será integralmente preservado?

2. Caso eu opte por “seguir para sempre” com um tema pré-definido pelo WordPress, se este tema for atualizado ou até mesmo excluído, isso vai impactar no meu site ou a partir do momento que ele é colocado em produção, a “minha versão” dele permanece intacta, de modo que as possíveis atualizações não impactem na aparência do site?

Novamente, desde já, agradeço pela atenção.

2 respostas
solução!

Olá!

Para a primeira pergunta, todo o conteúdo do seu site, como posts e páginas estáticas, será preservado ao mudar de tema. O que pode ser afetado são os elementos de design e funcionalidades específicas do tema anterior, como widgets personalizados ou configurações específicas de layout. Por exemplo, se o tema anterior tinha uma área específica para um banner na página inicial, essa área pode não existir no novo tema, mas o conteúdo em si (os textos, imagens, etc.) continuará no banco de dados do WordPress.

Para a segunda pergunta, posso dizer que, ao usar um tema pré-definido do WordPress, atualizações frequentes trazem melhorias de segurança, correções de bugs e novas funcionalidades, mas podem resultar em mudanças inesperadas no design. Se o tema for removido do repositório do WordPress (o que é raro), ele não será excluído automaticamente do seu site, mas como esperado você não receberá mais atualizações ou suporte. Portanto, é sempre recomendável fazer um backup do seu site antes de atualizar qualquer tema ou plugin.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Victor, muito obrigada pelos esclarecimentos!