Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Tem tempo mínimo de intervalo para contabilizar Sessão? E a tag do Analytics vale para páginas que ainda serão criadas dentro do meu site?

Olá, professor! Fiquei com algumas dúvidas no primeiro módulo do curso. Detalho abaixo! Obrigada, Tatiana

1) Há algum tempo eu tinha aprendido que o Google prevê um intervalo de tempo mínimo de 30 minutos entre duas Sessões para contabilizar novamente. Ou seja, se eu fechar o navegador e entrar novamente no site depois de 5 minutos, não serei contabilizada novamente em Sessão. Essa informação é correta?

2) Quando eu acrescento o código do Analytics no site para começar a acompanhar os dados, como faço com páginas futuras, ainda não criadas? O Google já vai entender que é pra rastrear ou tem que acrescentar o código novamente na hora da criação da página?

3) Quando eu acrescento o código do Analytics no site para começar a acompanhar os dados, eu consigo rastrear o passado ou só o que vem a partir dali?

4) Qualquer pessoa pode tagear os dados do meu site? Ou na hora de colocar o código vai pedir alguma senha/confirmação?

4 respostas
solução!

Oi Tatiana, tudo bem? Acho que posso te ajudar com essa, pode ser? Vou sumarizar com números como você fez pra ficar mais fácil de responder também.

1. Sim! A ideia é essa. Caso feche o navegador e volte em 5 minutos, você ainda está na mesma sessão (até onde sei).

2. Se estivermos falando daquele código JavaScript maluco que o Analytics fornece, não precisamos adicionar nada nas páginas novas. A ideia é que como você deixou esse código em uma parte comum de todas as páginas, como no cabeçalho ou no rodapé do site. O Google detectará a nova página sim.

3. Até onde sei, só vale a partir do dia que você inseriu.

4. O Google usa de algumas estratégias para que só você, caso seja a responsável pelo site, consiga tagear os dados. Inserir o código na página é uma delas. Não é qualquer pessoa que consegue fazer isso a não ser o dono do site (ou desenvolvedor responsável). Entre outras formas como criação de registros específicos no DNS, enviar um arquivo para o servidor ou por uma tag no meio do código.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Bom, vou complementar:

1) Sim, você ainda estará na mesma sessão e sim, o google insere um cookie na sua página com uma data de vencimento para 30 minutos adiante da criação dele. Assim, só depois de 30 minutos da sua primeira visita que ele vai contabilizar uma nova visita

2) Isso depende. Toda nova página, que não estiver no mesmo domínio que o seu, deverá ter um novo código de rastreamento do Googla Analytics. Isso por que ele é inserido no head do site. No wordpress isso não acontece, por que o head dele é compartilhado com todas as outras páginas. Mas se você estiver fazendo páginas separadas e estáticas, é necessário colocar em todas.

3) Você não consegue acompanhar nada de visitas anteriores, pois o sistema deveria ter um log, caso isso fosse possível. Nenhum servidor/hospedagem faz um log específico de visitas como o Google, o máximo que eles oferecem é uma visão geral

4) Quando você fala tagear, temos várias interpretações. Seu site pode ser mencionado pelo endereço no meio de um post. Por exemplo: se um autor de um outro site, faz um post e menciona seu site como referência, isso vale para o google como ponto de importância. Mas, como nosso amigo acima disse, se for aquele "código maluco" do Google, não. É impossível alguém jogar aquele código no site e ele tagear o seu, já que ele usa o endereço da página para isso. Além disso, o google tem outros mecanismos para garantir que é você quem faz a inserção desse código: Eles têm a confirmação de dados no painal, o número UA, e outros códigos de referência, bem como o cadastro do UA conectado ao site

Obrigada, Wanderson e Allan! Esclareceram minhas dúvidas!

Ótimo Tatiana! Bons estudos! Precisando, conta com a gente.