Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Tela fica preta após iniciar o KaliLinux

Baixei a máquina KaliLinux e fiz a importação do appliance conforme a descrição da aula. Ao iniciar a máquina virtual, é exibida a tela solicitando o tipo de boot (normal ou avançado) e ao pressionar Enter, a tela fica preta, como se fosse o terminal, mas nenhum comando pode ser digitado, dando a impressão de que a máquina está travada.

Tem HD sobrando e 4 GB da RAM (1 GB para a máquina virtual) .

Alguém o porquê da máquina não iniciar?

5 respostas

Olá Renan, tudo bem?

No virtual box ao clicar na máquina do Kali Linux e depois na aba Configurações, a aba Sistema está alocando 1024MB? No canto inferior aparece alguma mensagem de configuração inválida?

Se essas configurações não estiverem funcionando, tente reduzir um pouco a alocação de memória para o Kali Linux, por exemplo 751MB.

Espero que dê certo! Abs

Sim. Testei utilizando a alocação de 1 e de 2 GB. Atualmente nenhuma mensagem de configuração inválida é exibida. Também tentei a diminuição da alocação para 751MB, conforme sugerido, mas a situação se mantém a mesma, ou seja, a máquina começa a carregar e depois fica com a tela preta.

Olá Renan,

Me parece que o arquivo está corrompido, vamos tentar duas etapas:

1-) Salve o arquivo de download em uma pasta de backup, depois vá no VirtualBox, clique com o botão direito na máquina virtual do Kali Linux e selecione a opção Remover em seguida escolha a opção Apagar todos os arquivos . Depois tente novamente a instalação, clicando na aba Arquivo -> Importar Appliance e importe o arquivo da pasta de backup. Uma vez que a importação for concluída, clique na máquina e depois na aba Configurações, altere a memória-base para ser alocada para o Kali Linux. Se não tiver nenhuma configuração inválida, clique na aba Iniciar e pressione Enter.

2-) Se mesmo assim não der certo, tente realizar o download do Kali Linux no próprio site dos desenvolvedores: https://www.offensive-security.com/kali-linux-vmware-virtualbox-image-download/

A versão usada no curso seria a do primeiro link Kali Linux 64 bit VBox , nesse caso, tente baixar por torrent porque ele irá mostrar o arquivo contendo o SHA sum, ao abrir esse arquivo o valor deverá ser A22978E7DB5DA82A6D013DA51BE227EE2982042D , com esse valor sabemos que o download foi feito com sucesso.

Espero que funcione!

Abs

Testei as duas soluções sugeridas mas nenhuma funcionou na minha máquina. A tela continua preta. Vou testar em outras máquinas e qualquer novidade retorno aqui. Obrigado pelas dicas.

Abs.

solução!

Problema finalmente resolvido!!!

No fim das contas o problema era com a configuração do computador. Eu não sabia, mas era necessário habilitar na BIOS da minha máquina a virtualização para 64 bits, tanta que nas opções do Virtual Box, as opções de 64 bits nem apareciam. Feito isso, a máquina rodou normalmente conforme descrito no curso.

Obrigado pelas dicas.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software