4
respostas

Tecnologias para o App Alura...

Olá professor! Gostaria de saber que tecnologias deveríamos estudar para criar um App semelhante ao da Alura para Android. Pois, achei o App bem completo e gostaria de aprender como criar cada funcionalidade. Desde já, Agradeço!

4 respostas

Olá!

No lado do Android, uma sugestão é olhar a Formação Android, inclusive na formação tem um vídeo onde falamos sobre algumas tecnologias usadas no app da Alura.

Para os testes de activity, usamos muito o Espresso, que você pode aprender na Carreira de Testes para Android.

No lado do iOS, os conceitos vistos na Formação iOS são bastante usados, junto com as funcionalidades mais atuais do Swift 4.2.

Acho que já tem bastante material de estudo aqui em cima. Se tiver alguma curiosidade mais específica sobre o app, é só falar.

Obrigado professor! Minha Curiosidade específica é quanto aos vídeos. Como é feita essa parte de exibição, prever intervenções externas como uma ligação e etc...

E se fosse possível responder, ao concluir a carreira desenvolvedor Android, teríamos o conhecimento para um App semelhante ao da Alura? Senão, quais tecnologias também deveríamos estudar sozinhos? Minhas perguntas quanto ao App Alura é porque acredito que as funcionalidades dele são muito utilizadas em outros Apps, assim iria ter conhecido para desenvolver Apps que necessitam de alguma funcionalidade específica.

No Android usamos uma biblioteca chamada Exoplayer para a reprodução dos vídeos. Para mantermos o encapsulamento e principalmente a separação de responsabilidades, temos uma classe que funciona como fachada para o acesso ao player de vídeo.

O trato de muitas das coisas chatas (como prever intervenções externas) fica a cargo do Android e da biblioteca de vídeo. Porém, basta usar o ciclo de vida de uma tela para podermos fazer operações quando alguma coisa externa acontecer.

Ao final da formação Android você terá conhecimentos para manipular banco de dados, exibir listas de elementos num recyclerView, tratar requisições a um servidor externo, criar layouts mais elaborados para um app. Basicamente, terá os fundamentos que usamos no app da Alura.