1
resposta

Tecnologia no cotidiano: reflexões

Quando eu era mais novo, não entendia por que as pessoas resistiam tanto às novas tecnologias. Sempre dizia que nunca seria assim, mas este ano me vi fazendo exatamente a mesma coisa. Parei para refletir e decidi me atualizar. Acho que esse é um evento canônico na vida de todo mundo que envelhece e tenta acompanhar o ritmo das mudanças. No fim, acho que nem é por não aceitar o novo, mas sim pelo apego ao tempo, ao afeto e às memórias que ficaram guardadas naquela época. A tecnologia sempre esteve presente na vida de todos; o que fizemos foi aceitar e normalizar esse convívio. Isso facilita demais as nossas vidas, seja com um despertador que nos ajuda a acordar ou a lembrar de beber água, ou com um leitor biométrico em uma academia, que auxilia na segurança. Que sejamos aliados a essa tecnologia e não escravos!

1 resposta

Oii, Estudante! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar.

Sua reflexão sobre como a tecnologia impacta o cotidiano foi muito certeira. Você acertou em cheio ao destacar que os avanços técnicos não são apenas ferramentas isoladas, mas elementos que alteram a forma como a gente interage com o mundo, desde a automação de tarefas simples até a maneira como nos comunicamos. É muito bom ver como você associou a teoria da aula com exemplos práticos da nossa rotina, mostrando que entendeu o papel da computação como algo que vai além das telas, né?

Um ponto que dá pra aprofundar é pensar na responsabilidade que vem com esse desenvolvimento. Quando a tecnologia se torna onipresente, a ética no tratamento de dados e o viés dos algoritmos passam a ser temas centrais.

Sua atividade está bem completa e mostra uma visão crítica importante. Já que você curtiu o tema, deixo uma reflexão: a tecnologia bem desenhada é aquela que resolve um problema sem criar outros novos. O desafio de quem desenvolve hoje é justamente encontrar esse equilíbrio entre inovação e bem-estar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!