1
resposta

Técnicas para Priorização

Na comparação pareada foi mencionado o histórico que deve ser levado em conta. Porém, minha maior dúvida é: diferentes projetos, com diferentes públicos alvo deveriam ser levados em consideração. Sendo assim, o modelo poderia ser ''mentiroso'' à medida que as condições são diferentes, correto? Julgo que o 100 Pontos e MoSCow seriam mais eficientes.

1 resposta

Bruno, tudo bom?

Algo que precisamos ter em mente é que todos esses métodos são estimativas, ou seja, são valores próximos que podem ter variações (para mais ou para menos). O empirismo, ou como foi dito "histórico", é a variável de ajuste mais fino para essas situações. Pegando o MoSCow de exemplo podemos dizer que ele é bem subjetivo, pq a princípio achamos que algo é imprescindível em relação a outro, mas não temos essa medida exata para comparação e também com o tempo vamos verificar se a nossa previsão era aderente ou não. Assim podemos dizer que os modelos não são "mentirosos", mas partem de estimativas feitas com base no que se conhece hoje, e com o tempo e com a experiência isso fica sim mais preciso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software