Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Técnica Image Replacement: vantagens e desvantagens de color: transparent

Ao utilizar a técnica image replacement para o html ser mais acessível e semântico, quais as vantagens e desvantagens de se utilizar o color: transparent ao invés do text-indent?

4 respostas

Fala aí Henrique, tudo bem? Acredito não existir muita diferença nesse caso, apenas soluções diferentes para o mesmo problema.

Claro que algum comportamento será diferente de uma solução para a outra, so seu caso, se adicionar o color: transparent a div irá ter uma tamanho um pouco maior do que em relação ao text-indent.

Uma outra técnica também usava é definir o font-size como 0.

Enfim, geralmente para o problema X na maioria das vezes vai ver haver N soluções. Nesse exemplo e cenário eu não vejo problemas em semânticas entre eles.

Espero ter ajudado.

Matheus, no curso inicial da formação Front-End, está na transcrição que o font-size: 0 não se comporta da mesma forma nos browsers, e por isso o text-indent acaba por ser o preferido. Será que o color: transparent também não se comporta da mesma forma nos browsers, e por isso o text-indent também é o preferido?

Oi Alexandre apesar de vermos esse recurso no curso, a técnica de image-replacement tá caindo em desuso, uma vez que ela era necessária numa década em que a web não tinha muitos recursos o css por exemplo, hoje em dia existem outras maneiras como a utlização de fontes personalizadas, SVG'S, além disso a técnica não é bem vista pelos mecanismos de busca ou mais precisamente por questões de SEO. O Google por exemplo.

Espero ter ajudado e bons estudos.

solução!

Sim Alexandre, como eu disse existe N maneiras de resolver o seu problema (esconder o texto), porém, cada um de sua maneira e comportamento.

Dentro das varias soluções, na maioria das vezes tem a mais utilizada, ou seja, a mais comum e escolhido pelos dev's (no caso o text-ident).

Será que o color: transparent também não se comporta da mesma forma nos browsers, e por isso o text-indent também é o preferido?

Sim, o color vai ter problemas com o tamanho das dimensões da div.

Seja com color ou text-indent, não irá prejudicar o site, porém, a mais utilizada no meu ponto de vista seria o text-indent.

Espero ter ajudado.