Olá, eu não conseguir entender direito sobre esse tipo de formulario, a impressão que tive é que ele é um formulario comum, não notei um ganho expressivo algum ponto.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, eu não conseguir entender direito sobre esse tipo de formulario, a impressão que tive é que ele é um formulario comum, não notei um ganho expressivo algum ponto.
Oi Alan,
No Angular, existem dois tipos diferentes de formulários: template drive e data driven (reativos). Os do tipo template driven são criados e configurados no component.html; as validações também são incluídas no template e os valores do formulário são submetidos através da diretiva ngSubmit.
Já os formulários data driven (orientados a dados) são criados e configurados no component.ts e a maior parte do código fica nesse arquivo e não no html. Dessa forma, temos um template mais limpo, apenas com a estrutura básica do formulário, já que todas as validações são feitas no componente. No html é feita a associação do template ao componente e não precisamos obrigatoriamente do ngSubmit.
Fáceis de criar e de dar manutenção, os formulários reativos são bastante utilizados devido ao seu poder e capacidade de conseguir reagir a mudanças que acontecem no formulário, utilizando observables.
Os dois tipos de formulários podem ser utilizados, não existe certo e errado, existe o que mais se adequa à sua necessidade e também ao seu gosto pessoal (eu prefiro utilizar os reativos haha).
Neste artigo, você pode encontrar mais informações sobre os formulários reativos.
Espero ter ajudado, bons estudos! :)