1
resposta

Teclado desconfigurado apenas no terminal linux

Boa noite, estou estudando o curso lógica de programação em uma vm do virtual box, tanto o host como o guest tem o sistema operacional ubuntu 22.04, acontece que somente dentro do terminal as teclas de caracteres encontram-se desconfiguradas (/;~´[]'), reconfigurei para abnt2, configurei o teclado generic 105-key pc,

da vm

...

localectl status System Locale: LANG=pt_BR.UTF-8 LANGUAGE=pt_BR:pt:en LC_NUMERIC=pt_BR LC_TIME=pt_BR LC_MONETARY=pt_BR LC_PAPER=pt_BR LC_NAME=pt_BR LC_ADDRESS=pt_BR LC_TELEPHONE=pt_BR LC_MEASUREMENT=pt_BR LC_IDENTIFICATION=pt_BR VC Keymap: n/a X11 Layout: br X11 Model: pc105 X11 Variant: abnt2 X11 Options: lv3:ralt_switch,compose:lwin,terminate:ctrl_alt_bksp

...

rules: evdev model: abnt2 layout: br variant: abnt2

do host (não apresenta o problema)

...

$ localectl status System Locale: LANG=en_US.UTF-8 LC_NUMERIC=pt_BR.UTF-8 LC_TIME=pt_BR.UTF-8 LC_MONETARY=pt_BR.UTF-8 LC_PAPER=pt_BR.UTF-8 LC_NAME=pt_BR.UTF-8 LC_ADDRESS=pt_BR.UTF-8 LC_TELEPHONE=pt_BR.UTF-8 LC_MEASUREMENT=pt_BR.UTF-8 LC_IDENTIFICATION=pt_BR.UTF-8 VC Keymap: n/a X11 Layout: br X11 Model: pc105 $ setxkbmap -query rules: evdev model: pc105 ...

mudei as configurações e nada, todas as teclas de caracteres continuam desconfiguradas apenas no terminal da vm, em outros aplicativos na vm funciona normal.

1 resposta

Parece que o problema está relacionado à configuração do teclado dentro da VM do VirtualBox. Aqui estão algumas sugestões que você pode tentar para resolver o problema:

Verifique as configurações do teclado no sistema operacional da VM: Certifique-se de que as configurações do teclado estejam corretas dentro da VM. Verifique as configurações de layout, modelo e variantes do teclado e verifique se elas correspondem ao layout e modelo físico do seu teclado.

Verifique as configurações do VirtualBox: Verifique se as configurações do VirtualBox estão corretas para o teclado. Vá para as configurações da VM no VirtualBox, selecione a guia "Configurações" e verifique se o teclado está configurado corretamente. Você pode tentar selecionar o layout do teclado manualmente ou usar a opção de detecção automática.

Reinicie a VM: Tente reiniciar a VM para ver se o problema é resolvido. Às vezes, reiniciar pode ajudar a reconfigurar corretamente as configurações do teclado.

Verifique se o problema ocorre em outras VMs: Se possível, crie uma nova VM com as mesmas configurações e veja se o problema ocorre também. Isso ajudará a determinar se o problema está relacionado à configuração da VM específica ou a algum problema mais amplo.

Se nenhuma das soluções acima funcionar, você pode considerar pesquisar fóruns ou comunidades de suporte específicos do VirtualBox para obter ajuda mais detalhada em relação a esse problema específico.