Não sei por que motivo meu teclado estava desconfigurado na maquina virtual Ubuntu. Para resolver, acessei terminal (ctrl + alt + t) e digitei o seguinte comando:
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não sei por que motivo meu teclado estava desconfigurado na maquina virtual Ubuntu. Para resolver, acessei terminal (ctrl + alt + t) e digitei o seguinte comando:
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2
Olá Josye, tudo bem?
Realmente no sistema convidado através do VirtualBox não é raro acontecer este tipo de situação, também é comum algum tipo de complicação com configurações de vídeo especialmente ao setar a VM para tela cheia. Uma ação que costuma corrigir este tipo de problema e até mesmo melhorar o desempenho da VM é a instalação dos drivers do VirtualBox no sistema convidado https://www.virtualbox.org/manual/ch04.html
Muito obrigado por compartilhar essa dica, tenho certeza de que pode ajudar bastante especialmente para quem busca montar um laboratório de estudos através do VirtualBox.
Um abraço e bons estudos.
Verei direitinho sobre esse drivers. Hoje fui mexer na minha VM e tive que fazer a configuração novamente.