Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

TCC Técnico

Bom gente eu estou no 3 semestre do meu técnico de informática voltado à programação e na reta final do meu TCC... sei que parece muito tarde para pedir opiniões, mas eu queria fazer algo diferente, sair um pouco da linha de "Controle de estoque" que todo mundo faz. Basicamente aprendemos a fazer CRUD em C# e Java, acho que esse foi o principal do curso. Eu curto bem mais a parte front-end web do que criar softwares em si, por isso não sou muito criativo para fazer softwares (preciso melhor nisso!!). Mas será que eu consigo pelo menos implementar alguns diferenciais no meu sistema? Alguém tem alguma ideia legal? Atualmente vamos fazer um sistema de controle para um mercadinho de esquina, porém eu queria tentar ir um pouco além disso, mas está me faltando criatividade para saber o que produzir! Abçs

3 respostas

Boa noite, Gabriel! Como vai?

Pelo que vc falou o trabalho será em grupo, certo? Isso é bom pq dá pra dividir as tarefas!

Já que vc falou que gosta mais de front-end, que tal aprender Angular 5 que é um framework mto utilizado no mercado? Daí vc pode montar uma aplicação com a seguinte arquitetura:

Front-end em Angular 5, acessando uma API webservice desenvolvida em Java ou C# que faz o acesso ao BD.

Vou citar algumas vantagens nessa abordagem:

  • Vc poderá focar no front-end que é o que vc disse gostar e de quebra aprender e se aprofundar no Angular5 que é framework mto conhecido e utilizado.
  • Aprenderá tbm sobre o que é uma API webservice e como desenvolver uma. Construção de APIs webservice é algo mto utilizado no mercado de trabalho e possibilita que integre facilmente outros tipos de aplicações, o que nos leva ao próximo ponto!
  • Angular 5 é a base de frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações híbridas, com as quais vc pode escrever um único código em Javascript, CSS e HTML e fazer um build para iOS, Android ou outra plataforma como o Windows Phone, o Ionic é um deles e que tem tido um crescimento bem bacana ultimamente! Isso seria legal para o dono do mercadinho, por exemplo, que poderia acessar o controle de estoque através do smartphone.

O que vc acha da ideia? Bora tacar pau nesse carrinho?

Caso queira dar início aos estudos, aqui estão alguns links de cursos aqui da Alura que te ajudarão no aprendizado!

Obs. 1: É importante cumprir os pré-requisitos dos cursos que for assistir!

Obs. 2: Os cursos são de Angular 2, mas essa versão é majoritariamente compatível com a versão 5 que é a mais atual. Então pode assistir o curso sem medo pq vc tendo assistido o curso, pra passar pra Angular 5 será um pulo!

Se vc topar seguir por esse caminho, pode ter certeza que irá agregar mto em conhecimento pra si e para sua formação!

Grande abraço, bons estudos e sucesso!

Achei muito legal a proposta Gabriel, mas deixa eu ver se eu entendi... eu sou um pouco leigo nisso por conta de ser novo na programação... eu vou criar o mesmo sisteminha que eu ia fazer, só que vou aplicar um framework e fazer dele um webservice para ser acessado, além do computador, em dispositivos móveis/tablets?

E outra coisa, como sou novo ainda, eu vou precisar fazer o Curso de JS e o curso de JS ES6 part 1,2 e 3 como pré requisito e só após terminar esses cursos vou poder ver o angular, você acha que da tempo até Julho? Eu tenho disponível 1 hora por dia para estudar a parte!

  • Ps: Html e Css eu ja domino bem!

  • Ps2: Eu preciso terminar o curso de lógica parte 2 também .
  • Obrigado pela força, abraços

    solução!

    Boa tarde, Gabriel!

    eu vou criar o mesmo sisteminha que eu ia fazer, só que vou aplicar um framework e fazer dele um webservice para ser acessado, além do computador, em dispositivos móveis/tablets?

    O framework Angular seria aplicado na parte de front-end. O webservice seria desenvolvido em Java ou C#. O restante é isso aí mesmo que vc falou!

    E outra coisa, como sou novo ainda, eu vou precisar fazer o Curso de JS e o curso de JS ES6 part 1,2 e 3 como pré requisito e só após terminar esses cursos vou poder ver o angular, você acha que da tempo até Julho? Eu tenho disponível 1 hora por dia para estudar a parte!

    Nesse caso, realmente é pouco tempo para aprender as coisas que precisa aprender e ainda implementar o projeto. Como vc terá acabado de aprender tudo, é normal que vc leve um pouco mais de tempo pra fazer tudo isso.

    Então a minha sugestão é que vc tente estudar aos poucos e, depois que tiver se formado, tente implementar essa ideia sozinho, apenas a título de aprendizado! Como eu falei antes, vc irá agregar bastante valor a si mesmo como programador fazendo isso!

    Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

    Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software