Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Tarefas não entregues

Quando alguma tarefa da sprint não é entregue, vimos que ela precisa ser direcionada para a próxima sprint para a finalização da mesma, porém, não entendi se ela deve participar ou não da estimativa.

Por exemplo: Suponhamos que cada ponto da minha sprint equivale a um dia de trabalho, ou seja, 08Hr30Min e eu tenho uma capacidade de entrega de 28 pontos. Finalizei a sprint1 sem entregar duas tarefas de 1 ponto cada, então vou colocá-la na sprint2.

Na sprint2, a minha capacidade também é de 28 pontos, porém, tenho as duas tarefas que não consegui entregar da sprint1. Nesse caso, devo estimar novamente as duas tarefas para colocá-la na sprint2 junto com os demais itens do backlog ou devo estimar apenas os itens do meu backlog e incluir essas duas tarefas como pontos extras, ficando com 30 pontos para entregar na sprint2?

3 respostas

Boa tarde Rodrigo,

Se a tarefa não foi concluída no sprint atual pode ser interessante avaliar o motivo. Foi realmente falta de tempo? Houve algum impedimento? Ainda faz sentido executa-la?

De toda forma você deve somar os pontos destas tarefas pois eles contam sim na estimativa. Se não houve alteração nas mesmas pode reaproveitar a estimativa.

Grande abraço

solução!

As tarefas não concluídas muito provavelmente deverão ser reestimadas.

Se não foi concluída, não contemplou o "Definition of Done" (DoD). Entretanto, se o desenvolvimento foi feito e faltou, por exemplo, somente teste cruzado em diante (depende do seu DoD), então é bem provável que você deve estimá-lo para menos.

Mesmo que a tarefa tenha sequer saído da Sprint Backlog, vale a pena revisá-lo para saber se ainda faz sentido ou se ainda é prioritário. Se não for prioritário, pode até ser que saída da próxima sprint e volte para o Product Backlog.

Enfim, tarefas não iniciadas devem ser "sabatinadas" pelo time (revisadas e reestimadas), sendo que quem define se fica ou não para a próxima sprint é papel do P.O.

Após a reestimativa, seus pontos devem, sim, ser contabilizados na sprint para saber se caberá na timebox.

Oi Rodrigo,

Os colegas conseguiram te ajudar?

Se sim, pode marcar como solução a resposta que mais te ajudou.

:)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software